Abdominoplastia ou lipoaspiração
16 abril 2016
16 abril 2016,
 3

Quando fazer abdominoplastia ou lipoaspiração ou as duas combinadas? Tire suas dúvidas nesse vídeo.

É normal para quem possuí flacidez de pele ou gordura localizada na barriga ter dúvidas sobre fazer um cirurgia plástica de abdominoplastia ou lipoaspiração. Nesse vídeo o cirurgião plástico em Porto Alegre Dr. Gustavo Alvarez, responde as principais perguntas e respostas sobre essas plásticas.

Confira a transcrição do vídeo Abdominoplastia ou lipoaspiração

Olá, meu nome é Gustavo Alvarez. Eu sou cirurgião plástico em Porto Alegre.

Você não consegue se livrar das gordurinhas indesejadas? Ou daquele excesso de pele que apareceu após a sua gestação? Ou, até mesmo, daquele excesso de pele que apareceu após você emagrecer?

Então, foi para isso que eu fiz esse vídeo. Vamos falar um pouco sobre a cirurgia do contorno corporal, e de como alcançar as tão desejadas curvas que você sempre quis.

O que é, então, a cirurgia do contorno corporal?

Eu resolvi trabalhar esse tema em cima de duas cirurgias, que são as principais cirurgias que buscam fazer com que você atinja aquelas curvas que sempre desejou. As duas principais são: a Lipoaspiração e a Abdominoplastia. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas:

A lipoaspiração, ao contrário do que muitos pensam, não é uma cirurgia feita para emagrecer, e sim, para retirar aquelas gorduras localizadas que são tão difíceis de perder, mesmo indo à academia, fazendo atividades físicas. Elas estão sempre ali e é muito difícil se livrar delas. Para isso, existe a lipoaspiração. Ele é o tratamento cirúrgico indicado para gordura localizada, ou seja, para aquelas gordurinhas que você, realmente, não consegue se livrar.

Aonde ficam as cicatrizes da lipoaspiração?

A lipoaspiração é realizada através de cânulas com não mais de quatro milímetros, ou seja, através dessas cânulas, a gordura é retirada, e a cicatriz resultante não terá mais do que quatro milímetros. Essas cicatrizes são colocadas em regiões estratégicas para que ela não apareça quando você coloca um biquíni ou uma sunga, ou, até mesmo, uma roupa íntima. Sempre são colocadas em regiões que vão ficar cobertas pelas roupas.

E essa gordura que me foi retirada? Ela pode ser usada em algum outro lugar?

Claro que pode e, aliás, isso é bem comum. Afinal de contas, para melhorar o seu contorno, muitas vezes nós temos que retirar gordura de uma parte e colocar em outra, para conseguir aquela silhueta que você tanto procura. O lugar que isso é mais utilizado é no bumbum ou nos glúteos. Ou seja, a gordura é retirada de algumas partes do corpo e é injetada na região dos glúteos, para dar mais volume e mais curvas a essa região.

Quando está indicada a lipoaspiração?

Eu vou salientar de novo este ponto, pois a indicação da cirurgia é fundamental. A lipoaspiração é indicada, principalmente, para gordura localizada. Ela não corrige excesso de pele, e não corrige, também, o excesso de peso. Ou seja, você deve ter apenas gordura localizada em algumas partes do corpo.

A lipoaspiração pode ser associada a alguma outra cirurgia?

Sim, pode. Desde que alguns cuidados extras sejam tomados para a sua segurança. A cirurgia mais comumente associada à lipoaspiração é a cirurgia de prótese de silicone para mamas, pois essa cirurgia também trabalha o contorno corporal. Ou seja, você ganha um contorno embaixo da cintura e um contorno novo acima. A prótese de silicone é a cirurgia plástica mais comum associada à lipoescultura. Muitas vezes, também, ela é associada à abdominoplastia, em que se retira gordura através da lipoaspiração da região da cintura e a pele da região do abdômen. Essa cirurgia é segura, desde que sejam tomados todos os passos necessários, visando a sua maior segurança.

Como é a recuperação da lipoaspiração? Quando poderei voltar ao trabalho? Quando poderei fazer atividades físicas?

A boa notícia é que a recuperação é rápida. Você não fica com grandes cicatrizes nem com grandes curativos. Após sete dias, os pontos são retirados e você já pode voltar ao trabalho, até mesmo antes disso. Três dias após a cirurgia, acredito que você já estará apto, apta, a voltar ao trabalho.

Em relação às atividades físicas, após a primeira semana, você já estará liberado para realizar atividades físicas leves, como caminhar ou exercitar-se levemente. Geralmente, ocorre um pouco de inchaço, por isso, eu aconselho sempre a você realizar algumas drenagens linfáticas, a fim de diminuir esse inchaço. Esse inchaço começa a diminuir mesmo, após a primeira semana da cirurgia, quando você já começará a notar os resultados.

Vamos conversar um pouco agora, então, sobre abdominoplastia.

Ou seja, quem são os pacientes que devem realizar abdominoplastia, a fim de alcançar as curvas tão desejadas do contorno corporal. Vamos a alguns exemplos:

Em primeiro lugar, se você tem, além de gordura localizada, excesso de pele na região do abdômen, você é um bom candidato à cirurgia de abdominoplastia.

Segundo caso, você teve filhos. Na sua gravidez, acontecem dois problemas principais em relação à região do abdômen. O primeiro é a flacidez e o excesso de pele. O segundo é a distensão da musculatura abdominal, causando uma protuberância do abdômen, chamada diástase dos retos abdominais, que pode ser corrigida através da cirurgia.

Aonde ficam as cicatrizes da abdominoplastia?

Assim como na lipoaspiração, nós buscamos sempre camuflar essa cicatriz, ou seja, a cicatriz ficará escondida, na região do biquíni, da sunga, ou das roupas íntimas, aonde não pode ser notada. Além disso, você ficará também com uma pequena cicatriz ao redor do umbigo, que passará desapercebida com o passar do tempo.

Como é feita a cirurgia de abdominoplastia e correção da diástase dos retos?

A cirurgia é feita através da ressecção ou retirada do excesso de pele e a correção da musculatura abdominal, dando a você aquela cintura que você tinha antes da gestação.

Como são realizadas essas cirurgias? Eu preciso ficar internado ou internada?

Na verdade, não. Essa cirurgia, como a maioria das cirurgias plásticas, tem caráter ambulatorial, ou seja, você vai para o hospital, realiza a sua cirurgia, passa algumas horas na sala de recuperação, e após bem recuperado, você já estará apto, apta, a ir para casa.

E, para aqueles casos, que além de flacidez de pele apresentam também estrias, gordura localizada e flacidez muscular, qual a cirurgia mais indicada?

Para esses casos, felizmente, há solução. Abdominoplastia pode ser associada à lipoaspiração. Este procedimento vai trazer de volta aquelas curvas que você perdeu, tratando todos os aspectos que lhe incomodam. Ela deve ser feita avaliando-se critérios rigorosos de segurança, para que você tenha o melhor resultado possível.

Quais são esses cuidados especiais de segurança em cirurgia plástica?

Você deve fazer uma adequada avaliação pré-operatória para abdominoplastia ou lipoaspiração, realizar exames pré-operatórios para avaliar a sua condição física e, principalmente, a prevenção da trombose venosa profunda, que deve ser avaliada junto com o seu médico durante a consulta.

Essas cirurgias são realmente perigosas? O que eu posso fazer para diminuir o risco?

Muitas medidas de segurança podem ser tomadas, como: uma adequada avaliação pré-operatória, um adequado cuidado durante a sua cirurgia, e cuidados adequados após a sua cirurgia.

É fundamental também que a equipe médica, que participe da sua cirurgia, seja treinada, ou seja, deve ser um cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Você pode consultar o status do seu médico junto a essa entidade, consultando o website da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Entre no nome do seu médico e veja se ele, realmente, faz parte desse time.

Além da qualificação do seu médico, é fundamental que o local que você realize essa cirurgia também seja seguro. Ou seja, os bons hospitais sempre são preocupados com a segurança do paciente, portanto, realizar a sua cirurgia em um hospital qualificado e preparado, que visa a sua segurança é um pré-requisito mínimo para que você tenha o melhor resultado possível na sua abdominoplastia ou lipoaspiração. Confira 10 dicas para escolher o seu cirurgião plástico com confiança e segurança.

Após assistir esse vídeo sobre abdominoplastia ou lipoaspiração, você, provavelmente, ainda tem uma série de questões em relação à cirurgia do contorno corporal, a lipoaspiração e a abdominoplastia. Foi pensando nisso, que eu fiz um guia gratuito especial para você “Como alcançar as curvas desejadas”. Baixe aqui!

Você pode baixá-lo através da internet, no meu website www.gustavoalvarez.com.br, e tenho certeza que será uma boa leitura. Agende uma consulta através do telefone 3126-0842.

Para saber mais baixe aqui o guia gratuito sobre abdominoplastia-lipoaspiração-lipoescultura.

Qual pergunta você gostaria de ter respondida pessoalmente sobre abdominoplastia ou lipoaspiração? Deixe sua pergunta nos campos abaixo que será um prazer lhe ajudar!

abdominoplastia-e-lipoaspiração-guia-gratuito

3 responses on “Abdominoplastia ou lipoaspiração [VÍDEO]

  1. Lucana disse:

    Adorei ,boa explicação ,gostaria de saber mais sobre abdominoplastia,lipoaspiração .

    Atenciosamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *