bichectomia cirurgia de redução das bochechas para afinar o rosto
20 abril 2016
20 abril 2016,
 77

A bichectomia – cirurgia de redução das bochechas para afinar o rosto e deixar as maças do rosto bem definidas, tem sido cada vez mais realizada no Brasil e no mundo.

A bichectomia – cirurgia de redução das bochechas para afinar o rosto, já é conhecida há bastante tempo pelos cirurgiões plásticos.

O procedimento, tem sido cada vez mais procurado, devido à influência de diversas celebridades que sabidamente já realizaram a cirurgia. Confira 8 motivos para fazer uma bichectomia.

Celebridades que são conhecidas por terem realizado a cirurgia para moldar as maças do rosto são:

– Angelina Jolie, Madonna, Jennifer Lopes, Kim Kardashian…

bichectomia cirurgia de redução das bochechas para afinar o rosto celebridades

A cirurgia para redução das bochechas é febre há muito tempo no mundo das celebridades. Somente agora o procedimento está sendo mais conhecido e realizado no Brasil.

Você deve estar se perguntando…

Como é possível fazer uma cirurgia para afinar o rosto?


A bichectomia como é tecnicamente conhecida, é feita através de um corte por dentro da boca na gengiva. Através desse pequeno corte é retirada a “bola de gordura” que dá volume as bochechas e deixa o rosto mais arredondado.

O nome do procedimento é dado em função dessa “bola de gordura” chamar-se “bola de bichat”, nome dado ao anatomista francês que descreveu a estrutura.

Com a retirada do volume dessa estrutura as bochechas e o contorno do rosto torna-se mais fino e as maças do rosto mais ressaltadas.

Você pode perceber que o procedimento é todo feito por dentro da boca:

Com isso, a boa notícia é que a cirurgia plástica para redução das bochechas não deixa cicatrizes visíveis.

A Bichectomia – cirurgia de redução das bochechas para afinar o rosto – pode ser feita em conjunto com outros procedimentos faciais como: lifting facial, cirurgia plástica das pálpebras, correção de orelha rasgada.

Confira aqui as principais perguntas e respostas sobre a cirurgia plástica de bichectomia para redução das bochechas.

bichectomia cirurgia de redução das bochechas para afinar o rosto rosto atraente

Maças faciais protuberantes, um rosto magro e com contornos bem definidos são os principais fatores procurados pelos pacientes que fazem a cirurgia de bichectomia para diminuir as bochechas e afinar o rosto.


1. Quanto é possível afinar o rosto?

Estima-se que a cirurgia de bichectomia para ressaltar as maças do rosto pode afinar o rosto em até 70% na espessura, deixando a face com a aparência mais delgada (magra).

A cirurgia de bichectomia, além de afinar o formato do rosto faz com que as maças do rosto e a linha da mandíbula fiquem mais realçadas causando uma aparência estética bastante agradável.

2. Aonde e como é feita essa cirurgia plástica?

Ela pode ser realizada com anestesia local e sedação, ou anestesia geral dependendo do paciente. Dura cerca de 40 minutos.

É fundamental que você se certifique da segurança  e qualidade da clínica de cirurgia plástica escolhida para realizar o procedimento. Tenho feito bichectomia em Porto Alegre há mais de 5 anos e, como cirurgião plástico tenho preferência de realizar essa cirurgia plástica em hospitais, aumentando a segurança dos meus pacientes.

Venha participar da nossa sessão gratuita ao vivo de perguntas e respostas sobre cirurgia plásticaClique aqui ou na imagem abaixo e faça sua inscrição. Venha participar e tirar suas dúvidas…

sessão-perguntas-respostas-cirurgia-plástica-gratuita

3. Quem é o candidato ideal para essa plástica?

A cirurgia para afinar o rosto tem caráter 100% estético e qualquer paciente que sinta-se desconfortável com aparência das bochechas é um possível candidato.

A maioria dos pacientes que buscam o cirurgião plástico para fazer uma cirurgia plástica de bichectomia tem queixas como:

  • insegurança com a aparência do rosto
  • baixa auto estima por não sentirem-se confortáveis com o formato das bochechas
  • desconforto ao se olharem no espelho ou em fotografias
  • falta de harmonia no rosto (querem melhorar a harmonia facial)
  • busca de uma estética facial mais agradável e atraente

LEIA MAIS: 8 MOTIVOS PARA FAZER UMA BICHECTOMIA

A cirurgia é conhecida como plástica da simetria facial, pois traz ao rosto curvas atraentes com uma aparência mais fina ao redor da boca, realçando as maças do rosto e a linha da mandíbula.

O fundamental para quem está começando a pensar no assunto é consultar com um cirurgião plástico de confiança para, saber se essa cirurgia realmente pode trazer benefícios.

Está gostando desse artigo? Então cadastre seu email abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes para receber novos conteúdos.

Receba novidades gratuitas
Insira aqui seu email para receber nossas novidades gratuitamente

4. Em que idade pode ser feita a cirurgia de bichectomia?


A cirurgia é indicada quando já houve o crescimento completo do rosto. Isso ocorre geralmente após a adolescência. É fundamental que o paciente esteja no seu peso ideal e com o formato do rosto adulto bem definido.

Não existe uma faixa etária ideal para realizar a bichectomia: a cirurgia pode ser realizada após os 16-18 anos (com consentimento dos pais). A bichectomia é feita há muito tempo como procedimento de rejuvenescimento facial, ou seja, pacientes com mais de 45-50 anos também tem o benefício de alcançar uma aparência mais jovial.

Assista esse vídeo com as principais perguntas e respostas sobre bichectomia.

5. A bichectomia é uma cirurgia que pode ser feita em homens e mulheres?


bichectomia cirurgia de redução das bochechas para afinar o rosto pacientes felizes

A bichectomia para o homem tem resultados tão bons quanto para as mulheres. Os homens que tem as bochechas muito “redondas” podem fazer a cirurgia ficando com o rosto mais harmônico.

O fundamental é que o cirurgião plástico, ao indicar a bichectomia para o homem, leve em conta as diferenças entre o rosto masculino e feminino. Quando respeitadas essas diferenças, a cirurgia pode trazer benefícios para pacientes de ambos os sexos.

6. Com a retirada da gordura, as bochechas podem ficar flácidas?

A bichectomia não tem influencia negativa na flacidez de pele do rosto. A gordura retirada é muito profunda em relação à pele e, além disso, o volume retirado não é tão grande a ponto de causar flacidez. Confira aqui uma entrevista sobre rejuvenescimento do rosto.

A bichectomia começou a ser realizada inclusive associada ao lifting facial ou cirurgia do rosto, retirando-se a gordura de Bichat para melhorar as “papadas” e o pescoço.

Após a cirurgia a pele se adapta ao novo contorno facial mais afinado.

Assista esse vídeo com as principais perguntas e respostas sobre bichectomia.

 

Receba novidades gratuitamente

QUERO RECEBER

 

7. O procedimento pode ser usado para melhorar a simetria facial?


bichectomia cirurgia de redução das bochechas para afinar o rosto rosto fino

Nos pacientes que apresentam uma assimetria facial significativa na região das bochechas, onde está localizada a bola de Bichat, o cirurgião plástico pode retirar a gordura em quantidades diferentes tentando melhorar a assimetria do rosto e bochechas.

De qualquer maneira, a simetria perfeita da face exige que toda estrutura óssea e de tecidos moles seja semelhante, o que é muito difícil de ser encontrado.

Na consulta com o cirurgião plástico ele irá avaliar a grau de simetria que pode ser atingido em cada caso.

8. Quais os riscos da bichectomia?

A bola de gordura da face é rodeada por ramos bucais do nervo facial e pelo ducto parotídeo. Sendo assim, os principal risco é ocorrer lesão de alguma dessas estruturas.

Em relação a possível lesão dos ramos bucais, essa quando ocorre costuma ser temporária tendo em vista que há diversas ramificações dos ramos bucais que acabam fazendo a função de um ramo eventualmente lesado.

Ao escolher um cirurgião plástico especialista em cirurgia facial e com conhecimento anatômico da região, os riscos são controlados e diminuídos. Baixe aqui um guia gratuito com 10 passos para escolher o seu cirurgião plástico com segurança.

9. Como deve ser a alimentação após a redução das bochechas?


bichectomia cirurgia de redução das bochechas para afinar o rosto dieta pós operatória

Nos primeiros dois dias após a bichectomia – cirurgia de redução das bochechas para afinar o rosto – é aconselhada dieta liquida e pastosa. Alimentos gelados como sorvetes e sucos são sempre indicados, pois ajudam a diminuir o edema na região. Após o terceiro dia uma dieta com alimentos sólidos já pode ser retomada.

Assista esse vídeo com as principais perguntas e respostas sobre bichectomia.

10. Quais os cuidados no pós-operatório de bichectomia?

O pós-operatório da bichectomia costuma ser tranquilo. Você receberá medicações para controle da dor, a qual não costuma ser forte. Algumas horas após a cirurgia poderá ir para casa se recuperar com mais conforto.

Nos primeiros dias ocorre após a cirurgia de bichectomia, aparece um inchaço normal na região da cirurgia que costuma regredir após 72 horas. Portanto, reserve esse período para não se expor socialmente e se recuperar em casa.

Algumas áreas podem ficar roxas e irão melhorar após alguns dias.

Atividade físicas devem ser evitadas durante um período mínimo e 15 dias.

Você ainda continua com dúvidas ao ler esse artigo?

LEIA O ARTIGO: BICHECOTMIA: ABSOLUTAMENTE TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

11. Existe a possibilidade de o rosto voltar ao formato original?

O volume das bochechas, secundário ao excesso de gordura de bucal, não sofre alterações após a bichectomia. A bola de Bichat uma vez retirada não volta e, mesmo que não retirada completamente, não tem tendência em aumentar de tamanho.

Pode haver uma mudança do formato do rosto pelo aumento de gordura facial de outras regiões, mas isso não ocorre em função da bola de Bichat.

Está gostando desse artigo? Então cadastre seu email abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes para receber novos conteúdos.

Receba novidades gratuitas
Insira aqui seu email para receber nossas novidades gratuitamente

12. Como é a recuperação da bichectomia?

Pode ocorrer um pouco de inchaço e algumas áreas roxas na bochechas. Recomendo sempre o uso de compressas e alimentos gelados para diminuir esses sinais. De qualquer maneira, a recuperação costuma ser tranquila:

– atividades sociais e trabalho podem ser retomados em alguns dias (3-7 dias)

– atividades físicas após duas semanas.

LEIA MAIS REJUVENESCIMENTO DO ROSTO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

13. Qual o profissional e qual especialidade médica realiza a bichectomia?


bichectomia cirurgia de redução das bochechas para afinar o rosto bochechas grandes

A cirurgia de bichetomia é um procedimento delicado e deve ser feita por um médico cirurgião plástico com experiência em cirurgia de face.

O cirurgião plástico é o especialista ideal para realizar a bichectomia, tendo em vista que a especialidade conjuga um senso estético apurado com um profundo conhecimento da anatomia do rosto. Além disso, a bichetomia é frequentemente associada à outras cirurgias plásticas, como por exemplo, lipoaspiração do pescoço, correção de orelha rasgada, mini lifting facial.

14. Como escolher o cirurgião plástico para fazer a minha bichectomia?

Preparamos um guia gratuito com 10 passos simples e seguros para ajudar você a escolher o cirurgião plástico ideal para você. BAIXE O GUIA GRATUITO AQUI

Tenho feito bichectomia em Porto Alegre há mais de cinco anos e acho fundamental que vocês sempre busque um médico com quem você tenha empatia e sinta segurança. Desse forma, você sempre estará com mais tranquilidade para fazer uma cirurgia plástica no rosto.

Você certamente irá ouvir falar em breve sobre a bichectomia – cirurgia de redução das bochechas para afinar o rosto. O procedimento tem sido cada vez mais realizado no Brasil e no mundo, e não é mais exclusividade das celebridades. Temos realizado a cirurgia de bichectomia em Porto Alegre com uma freqüência cada vez mais alta, já sendo uma das grandes tendências em cirurgia plástica estética para os próximos anos.

15. Posso fazer bichetomia com outras cirurgias plásticas?

Sim. Não há problemas. Na minha prática as associações mais comuns são com prótese de silicone, lipoaspiração e cirurgia das pálpebras.

Você já tinha ouvido falar desse “segredo das celebridades” para terem os rostos lindos e atraentes?

Qual pergunta sobre bichectomia você gostaria de ter respondida pessoalmente? Deixe sua pergunta nos campos abaixo que será um prazer lhe ajudar!  

 

Antes de terminar estou deixando para você um convite para participar da nossa sessão gratuita ao vivo de perguntas e respostas sobre cirurgia plásticaClique aqui ou na imagem abaixo e faça sua inscrição. Venha participar e tirar suas dúvidas…

sessão-perguntas-respostas-cirurgia-plástica-gratuita

P.S. Esse post foi originalmente publicado em 06/04/15 tendo sido constantemente atualizado para manter as informações o mais atuais possíveis sobre bichectomia.

 

 

 

  • Regina

    Muito bom o post, ontem mesmo estava lendo sobre esta cirurgia na revista VEJA.

    • Obrigado Regina,
      Também li a reportagem. A bichectomia promete ser a cirurgia plástica dos próximos anos no Brasil.
      Um abraço,
      Gustavo Alvarez
      Cirurgião plástico

  • Paula

    Fiquei muito interessada neste procedimento. O Sr. Realiza esta cirurgia?

    • Oi Paula,
      Realizo sim. Essa cirurgia já tem sido realizada há bastante tempo pelos cirurgiões plásticos que operam face.
      Caso queira mais informações você pode ligar para 3276.1177 e falar com uma das minhas secretárias.
      O atendimento é feito na Clínica MOB em Porto Alegre.
      Você é da onde?
      Um abraço,
      Gustavo Alvarez

  • adriana de jesus farias

    boa tarde,gostaria de saber , sobre a bichectomia , porque quero realçar e afinar mas meu rosto , por favor se pode me informar o preço .Obrigado.

    • Olá Adriana, obrigado desde já pelo contato!
      Esse é justamente o objetivo principal da bichectomia, a retirada da bola de Bichat diminuí as bochechas, realça e afina mais o rosto. Fica muito difícil, e inclusive é proibido pelos conselhos de medicina, divulgar e estimar o preço de uma cirurgia plástica sem avaliar o paciente. Há diversos fatores que podem influenciar no valor final de uma cirurgia plástica. Escrevi um post sobre isso: http://www.gustavoalvarez.com.br/qual-o-preco-de-uma-cirurgia-plastica
      A boa notícia é que fazer uma cirurgia plástica está, cada vez mais, ao alcance de todos. Há diversas formas de pagamento para que você possa realizar o seu sonho. Você pode até mesmo fazer uma cirurgia plástica parcelada sem nenhum problema.
      Estou a sua disposição caso tenha alguma dúvida.
      Para agendar a sua consulta ligue para 3276.1177.
      Um abraço,
      Gustavo Alvarez (cirurgião plástico)

  • Luiza

    Me interessei muito. Mas vi que o Sr. Diz que os riscos são diminuídos. Isso quer dizer que por mais cuidado que se tenha ainda e’ possível lesionar um nervo?

    • Oi Luiza, que bom que você gostou do post!
      Em qualquer cirurgia plástica sempre existe algum risco, mesmo que pequeno. Quando a cirurgia é feita por um cirurgião plástico qualificado é realmente muito difícil ocorrer dano a qualquer dessas estruturas. O risco de lesão nervosa na bichectomia é muito menor, por exemplo, que numa cirurgia de lifting facial. Quando ocorre é, na grande maioria das vezes, transitória e de rápida resolução.
      Sempre suspeite de cirurgias ou procedimentos que não envolvem nenhum grau de risco. Por isso que o cuidado com a segurança dos pacientes tem sido tão valorizado!
      Fico a sua disposição caso tenha alguma dúvida.
      Um abraço,
      Gustavo Alvarez

  • Luiza

    Que bom.’, assim fiquei muito mais tranqüila e com certeza logo terei a oportunidade de estar aí. Muito obrigada!!

  • Camila

    Olá Dr. ótimo o post. Tenho pesquisado sobre essa cirurgia há um tempo, pois desde pequena sofro com minhas bochechas. Mas como, eu acho, a maioria das pessoa tenho medo dos risco. A pergunta é, se acontecer alguma dessas lesões é possível reverter.

    • Oi Camila. Obrigado. Fico feliz que o post sobre a bichectomia e redução das bochechas tenha lhe ajudado. Essas lesões são, via de regra, transitórias e reversíveis. Os nervos que passam nessa região são os ramos bucais no nervo facial e como não são únicos acabam tendo a sua função realizada por outros ramos. Resumindo, os riscos são pequenos e reversíveis na grande maioria dos casos.
      Qualquer dúvida só perguntar!
      Um abraço,
      Gustavo Alvarez

  • Pingback: Peeling químico. Quais as vantagens? - Cirurgião Plástico Porto Alegre | Dr. Gustavo AlvarezCirurgião Plástico Porto Alegre | Dr. Gustavo Alvarez()

  • Henrique

    Gente! Tá aí uma coisa que eu sempre quis fazer, principalmente para conseguir um rosto mais simétrico!! Faz em mim, Dr. Gustavo Alvarez!!

    • Dr. Gustavo Alvarez (CRM 30477/RQE 24396)

      Isso aí Henrique. Você não está sozinho. A bichectomia tem sido cada vez mais procurada pelos pacientes de cirugia plástica e comentada em apresentações nos congressos de cirurgia plástica. A redução das bochechas através da bichectomia pode ser usada em alguns casos para atenuar assimetrias no rosto. Estou sempre a disposição para ajudar com o que precisar. Agende uma avalicação e vamos ver se a cirurgia se encaixa para você!
      Um abraço,
      Gustavo Alvarez (cirurgião plástico)

  • Pingback: Cirurgia plástica da papada - Cirurgião Plástico Porto Alegre | Dr. Gustavo AlvarezCirurgião Plástico Porto Alegre | Dr. Gustavo Alvarez()

  • Paola Muller

    Olá Dr! Fiquei feliz em saber que existe essa técnica com médicos aqui em Porto Alegre. A única coisa que ainda não me deixa fazer e o preço. Saberia me dizer a média de valor?

    • Dr. Gustavo Alvarez (CRM 30477/RQE 24396)

      Olá Paola, a bichectomia já é realizada há bastante tempo mas tem ganho cada vez mais espaço, tanto em Porto Alegre quanto no Brasil.
      A divulgação do preço de cirurgias plásticas por meios de mídia, incluindo a internet é proibida pelo CFM. Entre em contato com a nossa secretária pelo telefone 51-3126.0842 que podemos lhe passar mais informações.
      Será um prazer poder lhe ajudar.
      Um abraço,
      Gustavo Alvarez (cirurgião plástico)

  • Interessado

    Doutor, por gentileza, seria possível informar qual a redução média em cm que a bichectomia proporciona?

    Li comentários no sentido de que a redução com a bichectomia é muito discreta, quase imperceptível.

    Grato

    • Dr. Gustavo Alvarez (CRM 30477/RQE 24396)

      Olá, é difícil precisar em termos numéricos uma redução da bochecha em cm. A redução com a bichectomia é realmente discreta sendo o que torna a cirurgia tão atraente e natural para muitos pacientes, ou seja, melhora o perfil do rosto não deixando uma aparência artificial. Quanto maior for a bochecha e, por consequência, a bola de Bichat mais perceptíveis serão os efeitos.
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez – cirurgião plástico

  • Maria

    Ola Dr. o senhor é especialista neste tipo de procedimento ? há uma grande procura ? tenho medo da anestesia e afetar o nervo fácil me ajude

    • Dr. Gustavo Alvarez (CRM 30477/RQE 24396)

      Olá Maria,
      Tenho feito cada vez mais essa cirurgia devido a demanda cada vez maior de pacientes que buscam diminuir e afinar as bochechas.
      Agende uma avaliação para que possamos conversar e você tirar todas as suas dúvidas sobre a bichectomia e anestesia.
      Ligue para 51-3276.1177 ou 51-3126.0842.
      Será um prazer esclarecer as suas dúvidas e lhe ajudar.
      Um abraço
      Dr. Gustavo Alvarez – cirurgião plástico

  • Pingback: O melhor tratamento para o bigode chinês - Cirurgião Plástico Porto Alegre | Dr. Gustavo AlvarezCirurgião Plástico Porto Alegre | Dr. Gustavo Alvarez()

  • Pingback: 8 Motivos para fazer uma Bichectomia ou redução das bochechas - Cirurgião Plástico Porto Alegre | Dr. Gustavo AlvarezCirurgião Plástico Porto Alegre | Dr. Gustavo Alvarez()

  • anita

    Olá Doutor. Muito esclacedoras suas respostwd!
    Passei pelo procedimento de bichectomia há 5 dias, porém neste período já fui recomendada a fazer compressas quentes 24 hrs após o procedimento, , bochechos de agua morna e comer coisas quentes porém inchou mais meu rosto.
    Após isso fui recomendada a voltar com o gelo no 3 dia.
    E agora no quinto dia a voltar com os bochechos e compressas quentes, porém piorei novamente e de um lado do meu rosto meus pontos estão inchados e mais doloridos do que estavam. Estou em dúvida, é correto essa terapia de calor após tão pouco tempo da cirurgia assim? E se não. ..quais complicações isso poderia me trazer contando q já fiz? Obrigada.

    • Dr. Gustavo Alvarez (CRM 30477/RQE 24396)

      Olá Anita,
      Obrigado por participar deixando seus comentários.
      O inchaço é natural nos primeiros dias após a bichectomia (especialmente nos primeiros 3 dias). Costumo comparar o inchaço que ocorre como aquele que ocorre após a retirada do siso ou outros dentes. A bola de Bichat fica muito próxima ao músculo da mastigação masseter, em função do edema desse músculo é que ocorre grande parte do inchaço após bichectomia.
      A conduta no pós-operatório de uma cirurgia plástica de bichectomia ou redução das bochechas pode variar conforme a experiência e escola do cirurgião plástico.
      Eu particularmente costumo sempre usar compressas frias com gelo e recomendo a ingestão de alimentos frios (como sorvete, sucos, etc).
      Acredito que não haverá problema para você após colocar calor, talvez apenas um inchaço mais prolongado.
      Qualquer dúvida me escreva.
      Um abraço e boa recuperação.
      Cirurgião plástico Dr. Gustavo Alvarez

  • anita

    Olá Doutor. Muito esclacedoras suas respostas!
    Passei pelo procedimento de bichectomia há 5 dias, porém neste período já fui recomendada a fazer compressas quentes 24 hrs após o procedimento, , bochechos de agua morna e comer coisas quentes porém inchou mais meu rosto.
    Após isso fui recomendada a voltar com o gelo no 3 dia.
    E agora no quinto dia a voltar com os bochechos e compressas quentes, porém piorei novamente e de um lado do meu rosto meus pontos estão inchados e mais doloridos do que estavam. Estou em dúvida, é correto essa terapia de calor após tão pouco tempo da cirurgia assim? E se não. ..quais complicações isso poderia me trazer contando q já fiz? Obrigada.

    • Dr. Gustavo Alvarez (CRM 30477/RQE 24396)

      Olá Anita,
      Obrigado por participar deixando seus comentários.
      O inchaço é natural nos primeiros dias após a bichectomia (especialmente nos primeiros 3 dias). Costumo comparar o inchaço que ocorre como aquele que ocorre após a retirada do siso ou outros dentes. A bola de Bichat fica muito próxima ao músculo da mastigação masseter, em função do edema desse músculo é que ocorre grande parte do inchaço após bichectomia.
      A conduta no pós-operatório de uma cirurgia plástica de bichectomia ou redução das bochechas pode variar conforme a experiência e escola do cirurgião plástico.
      Eu particularmente costumo sempre usar compressas frias com gelo e recomendo a ingestão de alimentos frios (como sorvete, sucos, etc).
      Acredito que não haverá problema para você após colocar calor, talvez apenas um inchaço mais prolongado.
      Qualquer dúvida me escreva.
      Um abraço e boa recuperação.
      Cirurgião plástico Dr. Gustavo Alvarez

  • Celia

    Doutor boa noite, fiz o procedimento de bichectomia há 2 meses. Vi um resultado bem sutil já que minhas bochechas eram bem grandes. Ainda sinto uma dorzinha bem longe de vez em quando no local do procedimento. Mas a minha dúvida é a seguinte. Tenho notado que um lado do meu rosto está maior do que o outro. Será se ainda pode melhorar alguma coisa? É possível fazer novamente o procedimento? Qual o prazo máximo para notar o real resultado?

    • Dr. Gustavo Alvarez (CRM 30477/RQE 24396)

      Olá Célia,
      Para se ter certeza do resultado final de qualquer cirurgia plástica é necessário esperar um período mínimo de 6 meses, somente a partir daí é que se pode começar a avaliar. Alguns casos, de pacientes que tem um tendência a “inchar” mais, podem levar até um ano para o resultado final. Apesar disso, o resultado da bichectomia já costuma ser evidente após 10 dias da cirurgia. O fundamental é você conversar com o seu médico para se tranquilizar. Sempre há possibilidade de se fazer novamente uma bichectomia e retirar mais gordura caso essa ainda não tenha sido completamente retirada.
      Fico a sua disposição caso tenha mais alguma dúvida.
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez – cirurgião plástico em Porto Alegre

  • Celia

    Dr Guastavo, muitíssimo obrigada pelo retorno. Esclareceu minhas dúvidas vou aguardar mais um tempinho para ver a real necessidade de um novo procedimento.
    Abraços

    • Dr. Gustavo Alvarez (CRM 30477/RQE 24396)

      Coisa boa. Obrigado pela sua participação no nosso blog. Continue participando.
      Um abraço

  • Thais

    Tenho 27 anos e quero fazer agora, mas dizem que da uma aparencia mais envelhecida e quando estiver mais velha não vou ter como preencher nem reverter. Tem alguma técnica que possa ser feita mais tarde para evitar que essa aparencia envelhecida pelo afinamento?

    • Dr. Gustavo Alvarez (CRM 30477/RQE 24396)

      Olá Thais,
      A bichectomia é uma cirurgia plástica conhecida por dar à face um ar mais jovial – e não mais envelhecido como muitos acham. A gordura de Bichat não é a gordura que é absorvida no rosto com o envelhecimento. A bichectomia é inclusive um procedimento que é usado junto com as cirurgias de rejuvenescimento facial como (lifting do rosto, cirurgia de pálpebras) para complementar o resultado.
      Existe ainda muita confusão com a cirurgia de bichectomia.
      Qualquer dúvida estou a sua disposição. Para agendar uma consulta ligue para 51-3276.1177 ou 51-3126.0842.
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez – cirurgião plástico em Porto Alegre – RS

  • Tamiris Nascimento

    Bom dia dr…
    Gostaria de saber se os olhos podem inchar depois dessa cirurgia???
    E quais parte da face pode ficar com inchaço?
    Muito obrigado
    Tamiris

    • Dr. Gustavo Alvarez (CRM 30477/RQE 24396)

      Olá Tamiris,
      O inchaço da bichectomia ocorre principalmente ao redor da boca na região do músculo da mastigação (masseter). A bola de Bichat está em íntimo contato com o músculo que incha devido à manipulação da região. Pode haver também um pouco de inchaço, principalmente na parte inferior dos olhos. Como toda cirurgia de face o inchaço começa a diminuir após as primeiras 48-72 horas.
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez – Cirurgião plástico em Porto Alegre

    • Dr. Gustavo Alvarez (CRM 30477/RQE 24396)

      Olá Tamiris,
      Os olhos podem inchar um pouco sim. O mais comum é ocorrer inchaço no músculo da mastigação masseter dando um aspecto de bochechas inchadas.
      O ideal é colocar bastante bolsas geladas para diminuir o inçhaco após a bichectomia.
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez – cirurgião plástico em Porto Alegre RS

  • Aline

    Olá boa tarde, fiquei muito interessada em fazer mais tem um problema tenho covinhas que sao minha marca registrada, se eu fizer esse procedimento eu perderia essa covinha

    • Dr. Gustavo Alvarez (CRM 30477/RQE 24396)

      Oi Aline,
      As “covinhas” no rosto geralmente são causadas pela maneira como os músculos e os ligamentos do rosto se aderem a pele, ou seja, a bichectomia não tem muita influência e a cirurgia provavelmente não irá causar mudança. De qualquer maneira, a única forma de saber isso com certeza é através de um consulta de avaliação para ver bem como a retirada da gordura da bochecha poderia influenciar no formato final.
      Fico a sua disposição.
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez – cirurgião plástico

  • Gabriel

    Olá doutor! Sou homem é gostaria de saber mais sobre essa cirurgia. Meu rosto não é redondo em si, mas essas gordurinhas são bem evidentes. Mesmo que só eu as veja rs. Gostaria de saber mais sobre um antes e depois masculino dessa cirurgia, porquê só achei femininos em todos os sites. E a partir de que idade o Sr. recomendaria um homem fazer. Obrigado!

    • Dr. Gustavo Alvarez (CRM 30477/RQE 24396)

      Oi Gabriel,
      O bichectomia no homem tem resultados tão bons quanto para as mulheres e, cada vez mais, os homens têm procurado a bichectomia para reduzir as bochechas e afinar o rosto.
      Recomendo a cirurgia após os 18 anos quando o rosto já está com o seu crescimento completo. A melhor maneira de saber como a cirurgia pode realmente lhe ajudar é fazendo uma consulta com um cirurgião plástico da sua confiança. Assim , você saberá quais objetivos podem ser alcançados.
      Confira esse post sobre bichectomia para atender os motivos pelos quais os pacientes procuram essa cirurgia plástica => http://bit.ly/1TmABwh
      Para saber mais informações entre em contato pelo telefone 51-3276.1177 ou 51-3126.0842.
      Será um prazer ajudar.
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez

  • Mari

    Dr. boa noite!
    Gostaria de saber se posso fazer esse procedimento estando grávida?

    • Dr. Gustavo Alvarez (CRM 30477/RQE 24396)

      Oi Mari,
      Nenhum tipo de cirurgia estética deve ser feito durante a gestação. A prioridade máxima deve ser o bem estar do seu nene. As drogas usadas na anestesia e a própria cirurgia podem trazer prejuízos não sendo aconselhado. Recomendamos sempre um período mínimo de 6 meses após a gravidez para fazer uma cirurgia plástica.
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez

      • Mari

        Mt obrigada Dr. Gustavo!!!
        Vou aguardar!!!

  • CLARICE

    BOA NOITE DOUTOR
    EU TENHO BOCHECHAS MUITO CHEIAS , PRECISO MUITO TIRAR UM POUCO DELAS, GOSTARIA DE SABER O VALOR DESSE PROCEDIMENTO .
    OGRIGADO

    • Dr. Gustavo Alvarez (CRM 30477/RQE 24396)

      Oi Clarice,
      A bichectomia funciona muito bem para diminuir o volume das bochechas. O preço da cirurgia de bichectomia, bem como preços de outras cirurgias plásticas não podem ser divulgados por meios de comunicação como a internet.
      Para mais informações entre em contato com a nossa clínica de cirurgia plástica em Porto Alegre no telefone 51-3276.1177 ou 51-3126.0842.
      Será um prazer poder lhe ajudar.
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez

    • Amanda
  • CLARICE

    BOA NOITE DOUTOR
    ESTE PROCEDIMENTO PODE SER PARA RETIRAR EXCESSO DE PREENCHIMENTO TAMBÉM

    • Dr. Gustavo Alvarez (CRM 30477/RQE 24396)

      Oi Clarice,
      A bichectomia não é usada para retirar excesso de preenchimento no rosto. Ela retira apenas a gordura de Bichat que é bem profunda na face. A cirurgia para retirada de preenchimentos é sempre um procedimento delicado que envolve uma avaliação presencial com o cirurgião plástico afim de avaliar a técnica mais indicada.
      De qualquer maneira, a bichectomia pode ser feita associada a retirada de preenchimentos no rosto.
      Um abraço,
      Gustavo Alvarez

  • Dr Raphael Marques

    Acho interessante atualizar a informação de quais profissionais podem realizar este procedimento, pois de acordo com a indicação cirurgiões dentistas também podem realizar, se capacitados. Abraço

    • Dr. Gustavo Alvarez (CRM 30477/RQE 24396)

      Olá Raphael,
      Obrigado pelo comentário. Acreditamos que para realizar qualquer cirurgia plástica estética com segurança, é fundamental que os pacientes busquem um cirurgião plástico especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, de preferência com experiência em cirurgia plástica facial. A realização de cirurgias plásticas estéticas por profissionais incapacitados, e que não receberam treinamento para tanto, é geralmente a base para os principais problemas que vemos em nosso dia-a-dia.
      O fato da lipoaspiração ser associada frequentemente à bichectomia é outro fator que deve ser levado em conta, sendo que a única especialidade médica que recebe treinamento adequado para realização de lipoaspiração é a cirurgia plástica.
      A realização de cirurgias plásticas estéticas por profissionais não-médicos, independente da profissão, afronta o maior objetivo a ser buscado em uma cirurgia plástica – a segurança dos pacientes.
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez – cirurgião plástico

      • Dr Raphael Marques

        Tendo em vista o postado na página, enfatizo novamente a importância em acrescentar cirurgiões dentistas, pois o intuito ao realizar tal procedimento é uma melhora no corredor mastigatório e em casos associados a ortognática, portanto nossa indicação é funcional para determinados paciente, mas claro, com consequência estética. E como o tópico é: ‘Quais profissionais podem realizar este procedimento?’, ou seja, a bichectomia, é de extrema importância orientar que o cirurgião dentista está apto a realizar o procedimento, pois nossa mentalidade para tal procedimento é para melhora funcional e estética do paciente. Não apenas estética.
        Forte abraço.
        Dr. Raphael Marques – Cirurgião Bucomaxilofacial

        • Daniele Fockink

          Ótima colocação Dr. Raphael.

          • Nathalia

            Podem ser habilitados ,mas como o colega mencionou não possuem o senso de estética.

          • Vital Odontologia

            Não possuem o senso de estética? Quem disse? Sinto muito, mas esse comentário não fez o menor sentido.

          • Nathalia

            Sinto muito mas ao escolher entre Cirurgião Dentista e Cirurgião Plástico …Eu fico com o Plástico!Não é só a cirurgia propriamente dita e sim os riscos e possíveis INTERCORRENCIAS.

          • Andrea Carla Masson

            Respeito sua opinião, mas de intercorrencias na região intrabucal dentistas entendem muito bem!

          • Andrea Carla Masson

            What??? Não possuem o senso de estética??? Dentistas só estudam a região da cabeça e pescoço a faculdade inteira! são capazes de promover uma verdadeira transformação quando aliam cirurgias ortognaticas, por exemplo, com a reabilitação do sorriso, proporcionando uma face mais harmonica num conjunto. Será que uma bichectomia isolada, um preenchimento isolado, um lifting isolado, dariam o mesmo impacto se não estivessem associados a um belo sorriso também? Nesses casos, os dentistas são completos. Quer mais senso de estética que isso??? O problema é que muitos associam o dentista com “dente” apenas, um baita equívoco.

  • Fernanda

    Boa noite Dr. Eu li em uma matéria, que este procedimento pode ser realizado por cirurgiões dentistas, pois cirurgiasna parte interna da boca devem ser especialidades odontológicas. Você acredita que cirurgiões dentistas tem competências para realizar este procedimento estético? Na verdade quero fazer, mas não senti confiança no médico cirurgião que me atendeu. Além de eu ter me surpreendido com o orçamento alto que ele me passou. Os preços variam muito? Devo consultar um profissional de odonto? Obrigada.

    • Dr. Gustavo Alvarez (CRM 30477/RQE 24396)

      Olá Fernanda,
      O cirurgião plástico costuma ter ampla experiência em cirurgias que envolvam a face e a parte interna da boca, tendo em vista que fazemos diversas cirurgias reparadoras em nossa prática (alguns exemplos, cirurgia de lábio leporino em crianças, reconstrução após tumores na boca, etc). Além disso, possuí experiência, habilidade e um senso estético do rosto que poucos profissionais que não receberam treinamento em cirurgia estética têm.
      A maioria dos problemas que vemos em cirurgias plásticas mal sucedidas são secundários à realização dessas pro profissionais não-habilitados. Sendo assim, recomendo sempre que você procure um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O slogan da SCBP para assegurar a segurança dos pacientes diz: “cirurgia plástica é com o cirurgião plástico”. Além disso, é importante procurar um cirurgião que tenha experiência com a cirurgia de bichectomia, tendo em vista que a cirurgia ganhou popularidade apenas recentemente.
      Quanto ao preço da bichectomia, ele pode variar bastante dependendo das instalações e do tipo de anestesia que será utilizado. Para a segurança dos meus pacientes só faço a bichectomia em hospitais e sobre supervisão de um anestesia – isso aumenta um pouco o custo, mas é o preço que se paga por mais segurança no seu procedimento.
      Qualquer dúvida estou a sua disposição.
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez – cirurgião plástico

      • Andrea Carla Masson

        Olá… todas as cirurgias que vc citou ali neste comentário, o cirurgião dentista realiza com total segurança e habilitação para tais procedimentos, incluindo a bichectomia também. Inclusive, possui um senso estético da face como quase nenhum outro profissional tem. A estética e harmonia da face, na maioria das vezes, não depende apenas de um procedimento cirúrgico ou estético isolado. Já dizia o grande mestre Pitanguy: de nada adianta vários procedimentos estéticos na face se não atentarmos a um detalhe essencial: O SORRISO! Ou seja, dente! E nisso os dentistas são peritos. Além de terem habilitação para atuarem com segurança na região de cabeça e pescoço, ainda têm o dom de harmonizar toda a face com um sorriso de tirar o chapéu! Resumindo: os dentistas tem treinamento sim, tem habilitação sim, são conhecedores de toda a anatomia de cabeça e pescoço como poucos profissionais da área da saúde. Os médicos precisam parar de ficar de mimimi e se unir em prol do bem estar do próximo, ao invés de ficarem denegrindo outras classes por puro medo de perder mercado. Aceitem que dói menos!!! Fico muito triste quando leio comentários desse tipo, acredito que não seja o melhor caminho.

  • Leandro de Camargo

    Deixa eu ver se entendi, o cirurgião dentista passa 5 anos trabalhando na boca durante a graduação, se especializa durante mais 3 anos em Bucomaxilo realizando cirurgias na face de pacientes com politraumatismos faciais, realiza implantes, cirurgia ortognática, levantamento de seio, enxerto ósseo, ou seja, é o profissional mais apto e conhecedor da anatomia na região de boca MAS, segundo você, ele não está capacitado em realizar uma cirurgia como a Bichectomia?? Você precisa rever seus conceitos e aprender a entender e respeitar mais outros profissionais. Dentistas relizam SIM Bichectomia, conhecem MUITO mais dos detalhes anatômicos na região intra-bucal e são TOTALMENTE capacitados a realizar o procedimento até em nível hospitalar, quando necessário.

    • Daniele Fockink

      Falou tudo!!!!

    • Eleazar

      Perfeito seu comentário! Se você visitar as redes sociais, principalmente instagram de médicos dermatologistas ou cirurgiões-plásticos, verá o tanto que falam mal de cirurgiões-dentistas, principalmente no que se refere à bichectomia. É uma tentativa desonesta de reservar mercado.

  • Elaine Rocha Bridi

    Boa tarde, doutor.
    Fiz essa cirurgia ha uma semana e na hora inchou muito e meu cirugião disse que tinh acertado algum vasinho. Agora, uma semana depois, estou com o rosto bem roxo e uma bola dura na região que foi retirada a gordura. Minha dúvida é quanto tempo demora para sair esse coagulo e se tem algo que possa fazer para ser mais rápida essa recuperação. Tem algum risco desse coagulo não sair? Obrigada

    • Dr. Gustavo Alvarez (CRM 30477/RQE 24396)

      Olá Elaine,
      Infelizmente fica muito difícil eu lhe dar qualquer opinião sem uma avaliação presencial. De qualquer maneira, o inchaço costuma a desaparecer de maneira mais importante após 2 semanas – no início é normal um pouco de edema. Nos casos em que ocorrem a formação de hematomas no rosto, eles costumam desaparecer. O ideal é que você siga a recomendação do seu cirurgião plástico para um recuperação plena.
      Um abraço,
      Gustavo Alvarez

    • Olá Elaine,

      Infelizmente fica muito difícil eu lhe dar qualquer opinião sem uma avaliação presencial. De qualquer maneira, o inchaço costuma a desaparecer de maneira mais importante após 2 semanas – no início é normal um pouco de edema. Nos casos em que ocorrem a formação de hematomas no rosto, eles costumam desaparecer. O ideal é que você siga a recomendação do seu cirurgião plástico para um recuperação plena.

      Um abraço,

      Gustavo Alvarez

    • Harley Quinzel

      Oi Elaine, estou com o mesmo problema. O seu inchaço e a parte dura sumiram?? Depois de quanto tempo??

  • Rafael

    Boa tarde Dr. Gustavo gostaria de fazer a cirurgia só que tenho hiv e por causa da lipodistrófia tenho medo de efeitos futuros, existe algum problema?

    • Olá Rafael,
      A bichectomia não é recomendada para pacientes que apresentam doenças sistêmicas, sendo assim, não é recomendada nesse caso (tem mais detalhes sobre indicações da bichectomia no artigo http://www.gustavoalvarez.com.br/bichectomia ).
      Com a lipodistrofia pode haver absorção da bola de Bichat com o passar do tempo.
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez

  • talita

    Olá, Dr. Gustavo fiz a bichectomia faz 3 semana… foi tudo bem e rápido, mas de um lado saiu 2g e do outro 4g (esse com bem mais gordura). É normal isso? Pode ocorrer diferença entre os lados pós a cirurgia? Eu noto q tem diferença mas sei q a cirurgia está recente.

    • Olá Talita,
      Muitas vezes pode haver uma pequena diferença entre a quantidade de gordura que sai dos dois lados, não significando necessariamente que ficarão diferentes por fora. Muitas pacientes apresentam assimetrias naturais no rosto, que podem permanecer após a bichectomia. Como a gordura de Bichat é muito mole, nas fotos as vezes pode parecer muito grande a diferença, mas ao vivo serem bem parecidas.
      Mesmo assim, é importante que você espere mais para poder ter uma idéia de como ficará o resultado final e converse com o seu cirurgião plástico para ficar mais tranquila!
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez – cirurgião plástico

  • Antonio Silva

    Olá. Minha esposa quer muito fazer essa cirurgia mas tem algumas dúvidas. Ela pretende marcar uma consulta, mas antes gostaria de ter algumas informações. Ela está com 44 anos e vem fazendo uma dieta onde já perdeu 10 kg e pretende perder mais 15. Isso afeta o tamanho do rosto dela, mas também faz com que, a medida que emagrece, fique mais flácida no rosto. Nesse caso ela poderia fazer a avaliação enquanto ainda não emagreceu tudo? Ela também usa aparelho dentário, e talvez termine o tratamento em uns 10 meses. O ideal seria aguardar tudo isso ou ela já pode fazer uma avaliação? Obrigado.

    • Olá Antonio,
      Quando o principal problema é flacidez no rosto, e não somente o tamanho das bochechas, o mais indicado pode ser fazer um lifting facial associado à bichectomia – especialmente se ela ainda vai perder mais peso! Para fazer a cirurgia o ideal é que esteja o mais próximo possível do peso-alvo.
      Não há problema em fazer uma avaliação agora. Sempre digo que com quanto mais antecedência começar a se preparar melhor.
      Será um prazer poder ajudar.
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez – cirurgião plástico

  • Harley Quinzel

    Bom dia Dr. Gustavo, fiz a bichectomia há 6 dias e tive complicações de um lado que inchou mais e está mais dolorido (o dentista teve que cavucar pra achar a bola de biechat). No 4o dia depois da cirurgia a bochecha continua inchada porém com uma parte dura!! Nao estou com hematomas visiveis. No mesmo dia da cirurgia vomitei duas vezes por conta da medicação, e talvez esse estresse possa ter contribuido para isso? Meu medo é que seja fibrose, mas o dentista cirurgiao jura veemente que fibrose é impossivel que seja pelo menos agora. O que o senhor acha? Talvez coágulo? 🙁

    • Rosilda Oliveira Correa

      Bom dia. Fiz a cirurgia ha 1 mês, no dia o médico me mostrou que foi tirado 9 ml de cada lado (seringa) até fiquei bastante empolgada achando que logo viria a mudança, mas tenho percebido que o rosto está com aparência mais redonda. Drenagem ou algum tipo de fisio ou massagem ajudaria reduzir esse inchaço ? Tenho também as maças do rosto bem alta, será que terei que fazer algo para mexer nas maças ?

      • Olá Rosilda, tudo certo?
        É um volume bem grande e certamente vai deixar o seu rosto com uma aparência menos redonda. Os resultados em alguns pacientes podem levar algum tempo para aparecer. No final a cirurgia costuma realçar bastante as maças do rosto. Nos meus pacientes é muito comum associar uma lipoaspiração da papada junto e, sendo assim, na grande maioria recomendo algumas sessões de drenagens. Nos em que é feita apenas bichectomia não acho necessário.
        Um abraço e boa recuperação!

  • Juliete Regina

    Olá, eu tenho muito interesse de fazer essa cirurgia, mas fico com receio que fique uma bochecha maior que a outra, é possível que isso aconteça? Obrigada!!