bichectomia
3 junho 2016
3 junho 2016,
 110

Bichectomia ou cirurgia plástica para redução das bochechas

Bichectomia? Que cirurgia plástica é essa? Para que serve?bichectomia-redução-bochecha

Você já imaginou ter complexo ou baixa autoestima por ter as bochechas grandes?

Você já sentiu isso?

Então, imagine só…

Você começa a pesquisar sobre “maneiras de diminuir as bochechas” e encontra uma “nova cirurgia plástica” -chamada bichectomia – que vem sendo feita há bastante tempo por “famosas e celebridades”, prometendo reduzir o volume das bochechas!

Logo, você se surpreende…

cirurgia plástica de bichectomia existe, e pode ser a incrível solução para quem tem as bochechas grandes fazendo a retirada da gordura da bochecha!!

Aí surgem os grandes problemas…

Quais você imagina que sejam?

Esses são os principais…

  • Ainda há muita confusão e dúvidas em relação a essa cirurgia plástica de bichectomia…
  • Ainda são poucos profissionais de confiança que fazem a bichectomia…
  • Existe o MITO de que a bichectomia é arriscada e perigosa! (#após ler esse artigo você verá que não é bem assim!)…
  • Pior de todos: a bichectomia é muito cara sendo exclusiva para “famosas e celebridades”

Então…

É hora de acabar com esses medos e informações “desencontradas” sobre bichectomia!

Decidi escrever esse artigo para ajudar quem está buscando fazer uma bichectomia, ou simplesmente quer saber mais sobre como diminuir as bochechas, a tirar de vez todas as dúvidas possíveis!

Continue lendo esse artigo para saber mais sobre bichectomia ou cirurgia plástica para redução das bochechas.

Em primeiro lugar: o que é a bichectomia?

Bichectomia é o nome dado à cirurgia plástica para redução as bochechas, procurando afinar o rosto, dando um perfil mais harmônico e atraente para quem tem as bochechas grandes ou volumosas. Na cirurgia é retirado o tecido que dá volume às bochechas, a chamada bola ou Gordura de Bichat.

Daí vem o nome bichectomia!

A bichectomia é uma cirurgia plástica nova? Desde quando é feita?

Os primeiros relatos sobre a a realização da cirurgia com finalidade estética são de 1980.

Em 1989, o cirurgião plástico Mexicano Guerrero Santos publicou o principal artigo sobre o assunto, analisando pacientes que fizeram a bichectomia isolada ou com lipoaspiração associada. Ele chegou a conclusão que resultados mais consistentes podem ser obtidos com lipoaspiração associada.

Desde então, diversos trabalhos foram publicados sobre o assunto.

Então…

Como você pode perceber a bichectomia não é uma novidade, e sim uma cirurgia plástica que já vem sendo sendo feita há, no mínimo, mais de 30 anos!

Compartilhando com você um pouco da minha história com a bichectomia…

Há 5 anos tive minha primeira experiência com a cirurgia plástica de bichectomia,  durante minha especialização em cirurgia plástica da face, realizada com o cirurgião plástico australiano Dr. Bryan Mendelson – um dos maiores especialistas em anatomia e cirurgia de rejuvenescimento facial do mundo.

Bichectomia especialização

Conheci a bichectomia através do cirurgião plástico Australiano Brian Mendelson, , usada na época como auxiliar na cirurgia de rejuvenescimento facial.

Na ocasião, a cirurgia de bichectomia era feita apenas como um tratamento aliado à cirurgia de lifting facial, para diminuição das bochechas e da “papada“, corrigindo a flacidez de pele e diminuindo o “peso do rosto”, para que os resultados fossem mais duradouros.

Como comecei a fazer bichectomia em Porto Alegre…

Logo que terminei essa especialização, já comecei a fazer a bichectomia em Porto Alegre, associada aos casos de lifting facial ou cirurgia plástica do rosto – na época eram raros os pacientes que realmente procuravam uma cirurgia plástica especifica para reduzir as bochechas.

Depois de cinco anos realizando bichectomia em Porto Alegre, percebo que ainda há muito desconhecimento sobre a cirurgia, tanto pelos pacientes quanto por cirurgiões plásticos. Resolvi escrever esse artigo absolutamente completo sobre bichectomia para poder ajudar um pouco mais as pessoas que buscam informações sobre essa cirurgia plástica.

O “boom” da bichectomia…

Bichectomia boom

A procura exclusiva pela bichectomia isolada, aumentou muito nos últimos dois anos (2015 e 2016). Com isso, a cirurgia plástica para reduzir as bochechas – conhecida por ser ser mania entre as famosas e celebridades – tornou-se mais conhecida e acessível ao público, sendo uma das preferidas pelos brasileiros.

Isso é ótimo pelo fato de que…

Existe uma solução para o problema de muitas pessoas que têm complexo com as bochechas…

bichectomia é a solução para muitos pacientes que sempre tiveram preocupação as bochechas grandes – e jamais sonharam que poderiam atenuar o seu problema.

O procedimento tem trazido trazendo alívio e melhora da auto estima para muitas pessoas que procuram o cirurgião plástico para fazer bichectomia.

Está gostando desse artigo? Então cadastre seu email abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes para receber novos conteúdos.

Receba novidades gratuitas
Insira aqui seu email para receber nossas novidades gratuitamente

Principais perguntas e respostas sobre bichectomia

1. Para quem está indicada a bichectomia? Quem pode fazer?


 

bichectomia dúvida

Após uma pesquisa com os pacientes que me procuraram para fazer uma bichectomia em Porto Alegre nos últimos 6 meses, cheguei a esses 8 principais motivos que levam as pessoas a buscar uma cirurgia plástica para reduzir o tamanho e volume das bochechas:

  • Insatisfação com volume muito grande das bochechas (“bochechas muito cheias”)
  • Baixa auto estima e insegurança com a aparência do rosto
  • “Traços” do rosto muito grosseiros e falta de harmonia no rosto
  • Rosto muito grande ao sorrir
  • Falta de definição da linha da mandíbula e pescoço
  • Excesso de “papadas” no rosto e pescoço
  • Rosto com volume aumentado mesmo perdendo peso (“emagreço, emagreço e as bochechas continuam grandes”)
  • Desejo de uma estética facial mais atraente

2. A partir de qual idade posso fazer uma cirurgia plástica para diminuir as bochechas?


bichectomia idade

Geralmente, a maior parte das cirurgias plásticas estéticas no rosto, poderá ser feita assim que houver o crescimento completo da face. Sendo assim, a cirurgia pode ser feita já na adolescência, desde que haja consentimento por escrito dos responsáveis pelo paciente.

Na minha clínica de cirurgia plástica, a maioria dos pacientes possuem entre 20-40 anos.

3. Qual parte do rosto a bichectomia pode melhorar?


Bichectomia rosto atraente

A bichectomia diminui as bochechas e afina a parte inferior do rosto, definindo melhor as “maças do rosto”.

A retirada da gordura das bochechas, faz com que a parte inferior ou baixa do rosto, fique mais fina, delicada e retangular – características típicas de um rosto atraente.

A retirada da Bola de Bichat, causa o que as mulheres chamam de “efeito blush”, ou seja, as “maçãs do rosto” parecem mais proeminentes e rosto mais fino.

Resumindo: a cirurgia busca realçar e afinar o rosto deixando-o mais contornado!

4. Tenho as “maçãs do rosto” grandes ou já evidentes. A cirurgia de bichectomia é indicada para mim?


Muitos pacientes têm o interesse em fazer a cirurgia de bichectomia para diminuir as bochechas e afinar o rosto. Entretanto, para alguns é fundamental uma avaliação facial completa, para verificar, se a cirurgia poderá trazer os benefícios esperados.

Há duas situações específicas que devem avaliadas:

Hipertrofia do músculo masseter

O rosto largo pode ser decorrente da hipertrofia do músculo masseter, o responsável pela mastigação. Nesse caso, pode ser feito um tratamento com toxina botulínica (botox) ou com intervenção cirúrgica.

Esse músculo, causa inchaço na parte de trás das bochechas (no angulo da mandíbula) e a bichectomia pode ter um resultado limitado, dependendo da região com a qual o paciente se incomoda.

“Maçãs do rosto” já proeminentes ou grandes

Nesse caso, não há contraindicação para a bichectomia. A cirurgia não irá aumentar o volume das “maçãs do rosto”, ela apenas causará um efeito visual de realça-lás.

Venha participar da nossa sessão gratuita ao vivo de perguntas e respostas sobre cirurgia plásticaClique aqui ou na imagem abaixo e faça sua inscrição. Venha participar e tirar suas dúvidas…

5. Como é feita a cirurgia de bichectomia?


A cirurgia plástica que retira gordura das bochechas, é feita através de um pequeno corte na parte interna da boca (não há cicatrizes externas ou perceptíveis).

Através desse corte, é retirado o excesso da gordura de Bichat. A incisão é suturada com dois ou três pontos absorvíveis – não ha necessidade de retirada de pontos.

Assista esse vídeo com as principais perguntas e respostas sobre bichectomia.

6. Quais famosas ou celebridades que já fizeram bichectomia?


Essa pergunta não poderia faltar nesse artigo, afinal de contas, muita gente ainda associa essa cirurgia plástica à pessoas famosas e celebridades, que teriam feito a intervenção.

bichectomia 3

Esses são alguns exemplos de celebridades conhecidas por terem feito bichectomia: Victoria Beckham, Kim Kardashian, Angelina Jolie e Megan Fox, Madona.

7. Onde fica a cicatriz ou corte após a redução das bochechas?


O corte ou cicatriz fica dentro da boca, bem na parte superior das bochechas, perto dos dentes molares superiores. A cicatriz não é perceptível externamente.

8. A bichectomia é feita nos homens?


bichectomia homem

A redução das bochechas ou bichectomia no homem é muito procurada! 

Aliás…

Bichectomia em homens é muito comum! 

Qualquer cirurgia plástica estética no homem, tem suas particularidades e, com a bichectomia masculina não é diferente. O cirurgião plástico deve sempre estar atento, para que os traços típicos do rosto atraente masculino não sejam perdidos.

9. A redução das bochechas pode alterar a “covinha” das bochechas?


Muitas pessoas não gostam do formato do rosto, porém têm medo de perder as “covinhas das bochechas” após a cirurgia. A “covinha” das bochechas é causada pela inserção dos músculos que fazem a mímica da boca, os quais não são alterados.

Sendo assim, se observarmos fotos de bichectomia antes e depois, vemos que não há alteração nas covinhas.

bichectomia não altera a “covinha” das bochechas!

10. É possível conseguir um rosto mais simétrico com a bichectomia?


Bichectomia rosto simétrico

Nos casos em que a assimetria do rosto é causada por diferenças na quantidade da gordura de Bichat, a cirurgia de bichectomia pode ATENUAR a assimetria.

Infelizmente, na maioria dos casos, as assimetrias do rosto não costumam ser causadas apenas pela gordura de Bichat, havendo alteração óssea e dos demais tecidos moles do rosto.

O fundamental é que isso seja avaliado pelo cirurgião plástico para que não se criem expectativas frustradas para quem busca um rosto mais simétrico.

Está gostando desse artigo? Então cadastre seu email abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes para receber novos conteúdos.

Receba novidades gratuitas
Insira aqui seu email para receber nossas novidades gratuitamente

11. A cirurgia corrige o “queixo duplo”?


bichectomia queixo duplo

Não. A correção do chamado “queixo duplo”, será feita de acordo com as características anatômicas do paciente.

Existem opções como: retirada de pele com uma cicatriz próxima ao queixo, lipoaspiração, ressecção aberta da gordura, ou em casos mais severos, até mesmo um mini lifting facial.

12. Quanto de volume pode ser diminuído com a cirurgia plástica das bochechas? A bola de Bichat deve sempre ser retirada inteira?


Geralmente é feita a retirada parcial da bola de Bichat. O volume retirado deve ser suficiente para causar um benefício estético, sem aprofundar muito a região das bochechas.

O resultado deve ser bastante natural, sem “dar na cara” que foi feita uma cirurgia plástica. Não existem medidas exatas e a quantidade ideal, depende muito do senso estético de cada cirurgião plástico.

13. Existe alguma indicação funcional para diminuir a bochecha? O que é a bichectomia funcional?


bichectomia funcional

A bichectomia funcional costuma ser feita em pacientes que com muito volume na região da bola de Bichat,  os quais, em função disso, acabam mordendo muito as bochechas.

A lesão repetida da parte interna da bochecha, pode causar uma proliferação de bactérias que podem causar mau hálito e doenças da cavidade oral e gengiva. Nesses pacientes, pode haver inclusive formação de caseos amigdalianos (bolinhas brancas que ficam coladas na garganta gerando mau hálito).

Está gostando desse artigo? Então cadastre seu email aqui para se juntar a vários leitores inteligentes para receber novos conteúdos.

14. As bochechas podem voltar a crescer e aumentar de tamanho após a bichectomia?


Essa cirugia plástica é bastante procurada por pessoas que emagrecem “tudo o que podem” e continuam com as bochechas grandes.

“Emagreço, emagreço, e as minhas bochechas continuam grandes!”

Ocorre que a gordura de Bichat é a última gordura do organismo a ser absorvida, em casos de perda de peso, ou seja, você pode perder peso (chegando a ficar com o aspecto feio) e as bochechas continuarão volumosas.

A tendência das bochechas de crescerem quando ocorre ganho de peso, diminui muito com o procedimento. Entretanto, em casos de grandes ganhos ponderais, elas podem aumentar de tamanho novamente.

Está gostando desse artigo? Então cadastre seu email abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes para receber novos conteúdos.

Receba novidades gratuitas
Insira aqui seu email para receber nossas novidades gratuitamente

15. A bichectomia ou redução das bochechas envelhece? As bochechas podem ficar flácidas após a cirurgia?


bichectomia envelhece

Você já ouviu o MITO que a bichectomia envelhece?

Então…

Isso não é verdade!

A diminuição das bochechas é feita há muito tempo como procedimento acessório às cirurgias de lifting e rejuvenescimento facial.

Logo, a bichectomia pode rejuvenescer bastante o rosto em pacientes com muito excesso de papada ou bochechas.

Você já ouviu falar que a perda de gordura do rosto contribuí para o envelhecimento?

E agora?

Então…

A gordura de Bichat não tem função estrutural ou de sustentação, pois é um tecido muito mole, sendo diferente dos demais compartimentos de gordura do rosto, cuja absorção causa o envelhecimento do rosto.

O fundamental é que o seu rosto seja avaliado de maneira completa, por um cirurgião plástico especialista em face da sua confiança. O que pode ocorrer, é que você perceba outras partes do seu rosto mais envelhecidas, mas que não têm relação com a cirurgia.

LEIA MAIS REJUVENESCIMENTO DO ROSTO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

16. A qualidade ou textura da pele pode mudar após a cirurgia?


 

bichectomia homem

O procedimento não altera de maneira alguma a qualidade ou textura da pele, pois a bola de Bichat é bastante profunda.

Ocorre com o tempo, uma acomodação dos tecidos, sem qualquer mudança na qualidade da pele das bochechas.

17. O rosto pode voltar ao formato original após um tempo?



O resultado após a retirada da bola de Bichat é, na imensa maioria das vezes, definitivo.É muito raro que ocorra aumento da gordura após a sua retirada parcial.

A progressão do envelhecimento facial (impossível de ser parada com qualquer cirurgia) ou ganhos muito grandes de peso podem alterar um pouco o resultado com os anos.

Continue lendo esse artigo para saber mais sobre bichectomia ou cirurgia plástica para redução das bochechas.

18. É preciso fazer algum exame antes de fazer uma redução das bochechas?


bichectomia-exames

A realização de exames pré-operatórios irá depender das características de saúde e idade de cada paciente. Na maioria dos pacientes jovens, e sem problemas de saúde, não são necessários exames adicionais, desde que seja feita uma avaliação médica detalhada.

Alguns profissionais recomendam a realização de ressonância magnética antes da bichectomia para avaliar o tamanho da bola de Bichat. Na minha opinião, esse exame não é necessário desde que seja feito um exame físico adequado do paciente.

O quantidade de gordura que contribuí para o aumento da bochecha, pode ser estimada muito bem pelo exame físico do paciente.

Assista esse vídeo com as principais perguntas e respostas sobre bichectomia.

19. Qual a anestesia para bichectomia?


bichectomia anestesia

O procedimento pode ser feito com anestesia local simples, anestesia local com sedação ou anestesia geral. A escolha do melhor tipo de anestesia para realizar bichectomia dependerá das condições de cada paciente.

O mais importante é que a anestesia e a cirurgia sejam feitas dentro das melhores condições de segurança possíveis – prefiro sempre fazer as minhas cirurgias plásticas em hospitais.

20. A cirurgia de bichectomia dói? Como é o pós-operatório de bichectomia?


A redução das bochechas não é um procedimento dolorido.

O maior desconforto no pós operatório é causado pelo inchaço que ocorre após a cirurgia. Esse edema, costuma ser semelhante ao que ocorre com a retirada de dentes (siso principalmente) e começa a diminuir após 48 horas.

Quando não há associação com outras cirurgias (lipo do pescoço por exemplo), não há nem necessidade de curativos, pois os pontos ficam dentro da boca.

21. Aonde ou em que lugar fazer bichectomia?


bichectomia-hospital

Como comentado anteriormente, é fundamental certificar-se da qualidade das instalações onde você fará a sua cirurgia.

Prefiro fazer a cirugia plástica de bichectomia em hospital, tendo sempre em vista oferecer uma maior segurança aos meus pacientes – mesmo que o custo seja um pouco mais alto.

22. Para que serve a Bola de Bichat? Há problemas em retirar?


Bichectomia função bola de Bichat


A bola de Bichat tem a função de facilitar a amamentação nos recém-nascidos.

Você já reparou as bochechas dos recém-nascidos?

Então…

Já deve ter notado que são bastante redondas e volumosas.

Isso é causado pela bola de Bichat.

Nessa fase, ela tem função em auxiliar na amamentação, evitando que as bochechas colabem enquanto o nenê suga o leite materno, além de proteger os ramos bucais do nervo facial.

Após a infância, a Gordura de Bichat não tem mais função fisiológica, podendo ser retirada sem problemas.

23. A bichectomia pode ser feita junto com outras cirurgias plásticas ou outros procedimentos estéticos?


bichectomia-lipoaspiração

A bichectomia pode ser associada a uma lipoaspiração do pescoço para melhorar o contorno da região cervical e bochechas.

Sim. Não há problemas em associar bichectomia com outras cirurgias plásticas.

Havendo esse desejo,  é muito importante que tudo seja planejado em detalhes com o seu cirurgião plástico, visando o máximo possível de segurança na sua cirurgia.

Na maioria dos meus pacientes, a redução das bochechas é associada a uma lipoaspiração da região cervical para melhora do pescoço e das papadas. A associação com um lifting facial ou mini lifting, cirurgia das pálpebras e colocação de prótese de silicone é bastante comum também.

O preenchimento do rosto e bigode chinês e/ou lábios costuma pode ser feito junto com a cirurgia, melhorando ainda mais, a aparência da região dos lábios e boca.

24. Como é a recuperação após a bichectomia? Quanto tempo de recuperação?


bichectomia-recuperação

Nos primeiros 3 dias há bastante inchaço e algumas áreas podem ficar roxas.

Após 4-7 dias geralmente, atividade sociais e trabalho podem ser plenamente retomados, desde que não exijam esforço físico.

Atividades aeróbicas leves são liberadas após duas semanas e academia entre 3 e 4 semanas.

25. Quais os cuidados no pós-operatório da bichectomia?


Os principais cuidados pós-operatórios são:

  • Evitar sol nas primeiras 4 semanas ou enquanto houverem áreas roxas
  • Compressas geladas nos primeiros 3 dias
  • Dieta liquida e pastosa nas primeiras 48 horas

26. Quando posso voltar a fazer exercício ou academia após a bichectomia?


bichectomia-academia

Atividade físicas leves como caminhadas podem ser retomadas após duas semanas.

Academia, exercícios de contato, ou mais intensos, são liberados após 3-4 semanas de acordo com a evolução de cada paciente.

27. Em quanto tempo posso notar o resultado após a bichectomia?


bichectomia 6

O resultado começa a ser notado após 2 semanas.

Durante esse período, o resultado é pouco percebido em função do inchaço. Após esse período, o rosto já começa a afinar e ficar mais definido, a partir daí os benefícios passam a ser evidentes.

O resultado final só pode ser avaliado após 6 meses da cirurgia.

28. Quais os riscos da bichectomia?


Existe o MITO de que a bichectomia é uma cirurgia perigosa e cheia de riscos.

Na verdade, o procedimento jamais deve ser banalizado por tratar-se de uma cirurgia plástica como qualquer outra, tendo, assim, os mesmos riscos de qualquer procedimento cirúrgico.

Existem dois riscos específicos da redução das bochechas: lesão dos ramos bucais no nervo facial (que movimentam a boca) e do ducto parotídio (que leva a saliva para a boca).

Duas boas notícias para quem ainda sofre com medo de fazer uma bichectomia devido a isso…

Esses dois acontecimentos podem ser diminuídos a praticamente zero, quando a cirugia é feita por um cirurgião plástico com experiência em cirurgia facial, sendo usada uma técnica cirúrgica atraumática e delicada.

Os ramos bucais que podem sofrer alterações, não são ramos únicos do nervo facial, sendo assim, na ocorrência de algum imprevisto, a boca na grande maioria das vezes, acaba sofrendo reinervação de outros ramos, voltando ao normal.

29. Existe alguma contraindicação para bichectomia?


Algumas contra indicações são: doenças sistêmicas descontroladas, contra-indicações clínicas em geral e pacientes com algum tipo de dismorfia corporal.

Pacientes com flacidez excessiva no rosto, devem sempre ser avaliados pelo cirurgião plástico com bastante cautela, pois, na maioria das vezes, a associação com um lifting facial trará melhores resultados que a bichectomia isolada.

28. Qual o tipo de médico que faz bichectomia?


bichectomia-cirurgião-plástico

O profissional mais indicado para fazer a bichectomia com finalidade estética é o cirurgião plástico, de preferência com experiência e treinamento em cirurgia plástica facial.

A redução das bochechas, em grande parte das vezes, precisa da associação com uma lipoaspiração do pescoço, para obtenção de um resultado mais completo nos pacientes que possuem, além do aumento da Gordura de Bichat, excesso de gordura no pescoço.

O cirurgião plástico é o único tipo de profissional treinado e habilitado a realizar lipoaspiração.

29. A cirurgia atrapalha na mastigação?


Não. A redução das bochechas pode inclusive trazer uma melhora funcional, para quem está sempre “mordendo as bochechas” em função do aumento da Gordura de Bichat.

30. Qual o preço da bichectomia?


O valor da bichectomia poderá variar dependendo das necessidades de cada paciente e do local onde será realizada a cirurgia plástica.

É claro que o preço da bichetomia fica sempre em torno de uma média de valores, entretanto a divulgação do preço de cirurgia plástica não é permitida sem uma avaliação formal do paciente.

A melhor maneira de saber quanto custa uma bichectomia para o seu caso, é agendar uma consulta de avaliação com um cirurgião plástico da sua confiança.

31. A bichectomia pode ser feita pelo plano de saúde ou convênio?


Como a redução das bochechas é uma cirurgia plástica estética, em 95% das vezes os planos de saúde ou convênios não autorizam o procedimento.

A consulta médica com o cirurgião plástico pode ser feita sem problemas pelo convênio.


CONCLUSÃO: coisas que você precisa saber sobre bichectomia para não “ficar por fora”.


bichectomia conclusao

 

Sem dúvida, existem muitas coisas a saber sobre a cirurgia plástica de redução das bochechas. Para que você entenda melhor, vamos recapitular os principais pontos:

  • A bichectomia não é uma cirurgia nova, sendo utilizada há tempos, como aliada a procedimentos de rejuvenescimento facial (já realizo a bichectomia há mais de 5 anos).
  • A recuperação é rápida pensando em limitação funcional para trabalho e atividades físicas.
  • Bichectomia não envelhece – bem pelo contrário.
  • É fundamental buscar um cirurgião plástico em quem você confie para fazer a bichectomia.
  • Existem riscos específicos, mas que nas mãos de profissionais habilitados, são muito pequenos.
  • Apesar de ser considerada a cirurgia das famosas e celebridades, a cirurgia tem ajudado muitas pessoas que têm “complexo” com o tamanho das bochechas.
  • A bichectomia é feita no homem – muito mais do que você imagina por sinal.
  • Existe um preço médio para a cirurgia de bichectomia – não coloque a sua segurança em jogo, desconfie de preços muito baixos. Valorize a sua saúde e segurança.
  • A redução das bochechas pode ser associada com outras cirurgias plásticas.

Espero que esse post tenha ajudado você a saber absolutamente tudo sobre bichectomia.

Tem alguma dúvida que você gostaria de ter respondida pessoalmente?

Deixe seu comentário nos campos abaixo que será um prazer poder ajudar.

  • Rafaela Amaral

    Tem problema se retirar toda ela?

    • Oi Rafaela,
      Geralmente não fazemos a retirada completa da bola de Bichat. Durante a bichectomia retiro o volume suficiente para conseguir diminuir as bochechas dando o efeito desejado. Sempre procuro deixar um pouco da gordura. Por questões técnicas, ela na imensa maioria das vezes não é retirada inteira (isso porque a parte mais posterior da gordura fica um pouco mais “presa” nos tecidos do rosto). O mais importante é que quantidade em excesso responsável pelo volume das bochechas seja retirada.
      Obrigado pelo seu comentário. Qualquer dúvida estamos a disposição 🙂
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez – cirurgião plástico

      • Rafaela Amaral

        Muito obrigada Doutor, a minha preocupação é quando eu for velha meu rosto ficar mais flácido do que o normal

        • Quanto a isso podes ficar tranquila, pois a bola de Bichat (gordura removida durante a bichectomia) não tem função de sustentação do rosto, ao contrário da gordura das “maças” do rosto e dos olhos. Ela é uma gordura muito macia sendo inclusive retirada em muitas cirurgias de lifting para rejuvenescimento facial!

          • Rafaela Amaral

            Entendi! Eu perguntei ao cirurgião dentista que eu vou fazer e ele disse que tira inteira pois se não tirar pode não ter resultado, mas não estou segura com isso, pqe como vce disse o melhor é tirar o excesso

          • A abordagem pode até variar de acordo com cada profissional, de qualquer maneira, nos meus pacientes busco sempre conseguir um resultado o mais natural possível. Quando ela não é inteiramente retirada sempre há chances de se retirar um pouco mais em outro momento, o contrário já não é bem assim!

          • Rafaela Amaral

            Obrigada viu? Beijos

          • Rafaela Amaral

            Oi doutor, hoje fiz minha bichectomia, de um lado saiu 4,6 g e do outro 5,0 pqe não tinha mais o que sair, tem problema? Não vai ficar desproporcional né?

          • Oi Rafaela,
            É uma diferença muito pequena. Há uma máxima na cirurgia plástica que diz que o que importa não é o que saí e sim o que fica 🙂
            Acredito que não ficará desproporcional. Espero que o meu artigo tenha lhe ajudado a tomar essa decisão tão difícil com segurança!
            Depois nos conte como ficou o.k?
            Um abraço e boa recuperação

          • Rafaela Amaral

            Conto sim! Muito obrigada pela atenção Gustavo! Beijo grande

          • Rodrigo Correia

            Oi Rafaela, fiz a minha na sexta, 05/08. Quase o mesmo tempo que você. A sua está muito inchada ainda?

          • Rafaela Amaral

            Oi Rodrigo, a minha tá começando a desinchar agora, mas ainda tá inchada e a sua recuperação como tá?

          • Rafaela Amaral

            Escrevi errado, de um lado saiu 5 g e de outro 4,6 porque não tinha mais o que sair

  • Tamiris Ferreira

    Ouço alguns boatos, é verdade que a bichectomia é boa a curto prazo, mas que depois de uns 10 anos o rosto fica flácido e caído?

    • Olá Tamires,
      A retirada da bola de Bichat é feita há bastante tempo como procedimento adicional às cirurgias de rejuvenescimento facial (lifting do rosto) justamente pelo fato dessa gordura ajudar na formação da “papada” que aparece com a idade.
      A absorção da gordura do rosto e perda de volume é grande responsável pelo envelhecimento. Entretanto, a gordura que é absorvida é diferente da bola de Bichat. Ela fica localizada mais na parte alta das bochechas e sulco ao redor da boca. A bola de Bichat não tem função estrutural de sustentação como o resto da gordura facial, sendo assim a sua retirada não será responsável por um envelhecimento adicional após 10 anos.
      Teoricamente, a bichectomia poderia até retardar o aparecimento das “papadas” em pacientes com bochechas muito grandes!
      Obrigado pelo comentário e qualquer dúvida estamos aí 🙂
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez – cirurgião plástico

      • Viviane

        O que tem papada a ver com bola de bichat que fica nas bochechas? A papada não é no queixo? Não entendi nada.

        • Oi Viviane,
          A bola de Bichat quando muito grande e pesada pode fazer “peso” e cair colaborando para a formação do chamado “bigode chinês” e das “papadas” que seria a parte logo abaixo da bochecha o que prejudica a definição da linha da mandíbula. O correto termo em inglês para essa deformidade seria JOWL, mas como não há um correspondente preciso na nossa língua acabamos usando a mesma linguagem dos nossos pacientes quando se referem as “bochechas caídas”.
          Espero que tenhas conseguido entender 🙂
          Abraço

  • Viviane Machado Campos

    ola! Fiz a cirurgia há aproximadamente 1 mês e estou assustada… Pois fiquei bem assimétrica. Um lado já está visivelmente desinchado e mais fino, o outro está inchado na parte inferior como se estivesse inchado de uma extração de siso. Será que devo procurar ajuda ou ainda é cedo para pensar numa correção??? Quanto tempo leva para desinchar completamente e para Ahaver a acomodação total dos músculos e tecidos? Ah, notei também uma assimetria visível na altura do olho… Me ajude, estou assustada!!! Obrigada.

    • Olá Viviane,
      Para avaliarmos com precisão o resultado de qualquer cirurgia plástica é preciso um período mínimo de 6 meses (em alguns casos ou tipos de cirurgia até mesmo 1 ano).
      O ideal é que você procure o seu cirurgião plástico o quanto antes para certificar-se que não há nada de errado. Estando tudo ok você deverá esperar mais uns meses para avaliar o resultado final. A cirurgia dificilmente causa alterações na região dos olhos (pode ocorrer de estar ainda um pouco inchado.
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez – cirurgião plástico

      • Viviane Machado Campos

        Muito obrigada Dr! Vou esperar então. Abraço!

  • Daniel Ramos

    ola Fiza Cirurgia em Abril de 2016,porem ate agr em Julho meu rosto esta muito inchado, isso e.normal ?

    • Oi Daniel,
      O inchaço após a bichectomia costuma ser maior nas primeiras 3 semanas e partir daí começa a diminuir. Para avaliar o resultado final é necessário no mínimo 6 meses. O ideal é que você agende uma consulta com o seu cirurgião plástico para verificar se está tudo certo com a sua cirurgia.
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez – cirurgião plástico

  • Diego Salles

    Boa noite! Minha irmã fez a bichectomia tem 1 semana, mas um lado dos lábio superior dela tá sem movimento, isso é causado porque? Com tempo ou algum procedimento (ex: fisioterapia) faz voltar ao normal?

    • Oi Diego, tudo bem? Tendo em vista que a cirurgia de bichectomia da sua irmã ainda é bem recente, isso pode ser devido ao inchaço da cirurgia (costuma ser maior na primeira semana). É importante que ela faça uma consulta de revisão com o cirurgião plástico que realizou a cirurgia para que ele examine e oriente o que deve ser feito a respeito.
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez – cirurgião plástico

  • Lumi

    Boa tarde!

    Minha dentista me orientou a fazer a bichectomia pois por ter a bochecha grande acabo mordendo a parte interna, e até fiquei alguns dias sem conseguir comer direito por conta disso.

    Nesse caso, a bichectomia é realmente indicada? Procurei vários artigos e todos falam que se trata só de um procedimento estético, então fiquei bem insegura.

    • Oi Lumi, tudo bem?
      A bichectomia pode ser feita com finalidade funcional também. Escrevi mais detalhes sobre isso na pergunta 13 (podes dar uma lida lá para mais detalhes).
      A diminuição da parte interna da bochecha pode diminuir bastante a freqüência com que você costuma “morder” ela.
      Cabe lembrar que a retirada da bola de Bichat por finalidade funcional terá também um resultado estético.
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez – cirurgião plástico

  • Carlos Eorendjian

    Olá, que profissional você indica em São Paulo capital?

    • Olá Carlos,
      Em breve estarei atendendo como cirurgião plástico em São Paulo também. Estaremos divulgando o contato para nossa lista de e-mails assim que disponível. Se cadastre na minha lista aqui para ficar sabendo assim que estivermos por aí: http://bit.ly/1KIO6VU
      No momento, não conheço ninguém que poderia lhe indicar.
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez – cirurgião plástico

  • Brennda

    Olá Doutor. Tenho o corpo bastante magro, porém o rosto é gordo, a desproporcionalidade me incomoda bastante. O senhor indicaria algum cirurgião em Fortaleza?

  • Alessandra Rubia Mendes

    Boa tarde Dr. Gustavo! Tudo bem?
    Em 04/07 fiz cirurgia ortognática e já aproveitei e fiz bichectomia e lipoaspiração cervical, porém ainda estou inchada. E o que me causa medo é que o lado esquerdo está mais inchado que o direito. Isso é normal? Pode acontecer?
    Obrigada e no aguardo,

    Alessandra

    • Oi Alessandra,
      Imagino que deva estar bem inchada mesmo 😐
      É bastante comum um lado ficar mais inchado no começo, sendo inclusive mais comum do que ficarem parecidos no início. Para avaliar realmente as diferenças é necessário um período mínimo de 6 meses. De qualquer maneira, após 3 semanas começa a desinchar bastante.
      Um abraço e boa recuperação!
      Cirurgião plástico Dr. Gustavo Alvarez

  • Tatiane Camargo

    Olá Doutor! Tenho muita vontade de fazer bichectomia! Sou magra mas tenho bochechas grandes! Sou do Rio de Janeiro e vejo muitos dentistas fazendo essa cirurgia! Acredito que talvez esse não seja o recomendado! O senhor poderia indicar alguém do Rio de Janeiro?

    • Oi Tatiane,
      Essa sua queixa é bastante comum. No momento, não tenho ninguém para lhe indicar por aí (ainda não são muitas pessoas que fazem a bichectomia). Essa fico devendo mas caso tenha alguma dúvida estamos aí!
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez – cirurgião plástico

    • Eleazar

      Cirurgiões-dentistas passam cinco anos em tempo integral estudando a anatomia da face e pescoço, faz enxertos ósseos, levantamento de seio maxilar, faz cirurgias ortognática e de politraumatismo na face, realiza implantes intra-ósseos e ainda assim não está apto a fazer uma bichectomia? Por favor, se informe! É claro que ele está capacitado, pois conhece mais das estruturas da cavidade oral e da face do que médicos.

  • Lyla Cerqueira

    bom dia doctor, ouvi falar que a bichectomia ajuda a diminuir o temido bigode chines, isso procede?

    • Oi Lyla, tudo bem?
      Na verdade a bichectomia não tem muita influência no bigode chinês. A diminuição do volume da bochecha acaba não influenciando muito, pois são regiões do rosto bem distintas.
      Um procedimento que costumo fazer associado a bichectomia é o preenchimento com ácido hialurônico ou gordura do próprio paciente, o que da resultados excelentes.
      Para entender melhor de uma lida nesse artigo do meu blog: http://www.gustavoalvarez.com.br/o-melhor-tratamento-para-o-bigode-chines
      Abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez – cirurgião plástico

      • Lyla Cerqueira

        Obrigada pelo esclarecimento. To querendo fazer a bichectomia, mas tenho um pouco de medo de como irá ficar, há uns dias venho notando a acentuação dos sucos nasogeniano, parece q eles resolveram me visitar mais cedo. Muito esclarecedor seu artigo, obrigada.

  • Marina Freitas

    Olá bom dia dr.
    Tenho interesse em fazer a cirurgia, porém tenho um pouco de medo do resultado, não sei se meu rosto tem indicação pra isso. Porque às vezes parece que minha mandíbula fica maior que a maxila. O que você indicaria?

    • Olá Marina,
      Fica bem difícil dizer sem lhe conhecer pessoalmente. A cirurgia não causa alteração óssea, apenas da uma impressão visual diferente. A cirurgia dá um aspecto mais fino a toda parte de baixo do rosto deixando as maças (maxila) parecendo mais proeminentes. O ideal seria marcarmos uma avaliação.
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez – cirurgião plástico

  • elizandra lima

    Dr. Parabéns pelo artigo, encontrei aqui realmente tudo que precisava saber sobre a cirurgia. pena que ainda não atende em São Paulo.

    • Olá Elizandra,
      Obrigado. Que bom que o artigo foi útil.
      Temos planos de em breve estar atendendo como cirurgião plástico em São Paulo também. Cadastre-se na nossa lista de novidades para ficar sabendo. Só clicar aqui: http://bit.ly/1KIO6VU
      Abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez – cirurgião plástico

  • marcia

    Ola a drenagem facial e recomendada para esse tipo de cirurgia no pos operatorio?

    • Oi Márcia, costumo indicar drenagem para casos bem específicos que ficam um pouco mais inchados. Nos casos em que é feita a lipoapiração do pescoço e da papada junto é feita em 99% dos casos. Costumo quase sempre associar uma lipo do pescoço para refinar mais os resultados.
      Abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez

  • Taís Soares Ramos

    Olá, Dr. Ricardo! Tenho interesse em fazer bichectomia, mas tenho medo de, ao afinar meu rosto, a proporcionalidade com meu nariz seja comprometida. Isso realmente acontece?

  • Helen

    Bom dia Dr.
    Faz um mês que fiz a Bichectomia , adorei o resultado , porém um lado volto a inchar isso é normal ?
    Estou desesperada !!!
    Obrigado desde já.

    • Oi Helen, tudo bem?
      No ínicio pode haver alguma oscilação entre um lado e outro, inclusive durante o dia pode haver períodos que fica mais inchado. Recomento de qualquer maneira que você consulta com o médico que fez a sua cirurgia para certificar-se que está tudo certo.
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez

  • Renata Cirilo

    Dentista também pode fazer.

  • karina costa

    OI Dr. Sempre tive as bochechas bem grandes, mas percebi que de uns anos pra cá ela vem aumentando, tanto que quando vou ao dentista tenho dificuldade para abrir a boca de tanta gordura que tenho na parte interna, ela chega a quase encostar no dente..Nesse caso seria minha bola de bichar muito grande??Uma bichectomia iria resolver meu caso?tem uma clínica odontológica onde moro que está realizando este procedimento, mas tenho muito receio em fazer..Tenho vergonha do formato do meu rosto, ate nas fotos tenho que mudar o angulo pra nao ficar tão aparente 🙁

    • Olá Karina, tudo certo?
      A bichectomia parece ser uma solução boa para o seu caso. Ela é indicada para quem tem as bochechas grandes e o formato do rosto muito arredondado. A melhor maneira de saber se a cirurgia pode realmente lhe ajudar é através de uma avaliação com um profissional capacitado e da sua confiança. Tenho um guia com 10 passos para você escolher um cirurgião plástico com segurança que vai lhe ajudar. É só baixar aqui: http://www.gustavoalvarez.com.br/cirurgiao-plastico-guia-gratuito/
      Espero que lhe ajude!
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez – cirurgião plástico

  • Tati G.

    Olá Dr. Ricardo.
    Gostaria que o senhor desse um caminho sobre o meu caso.
    Durante o sono acabo mordendo minhas bochechas, tendo a marca das arcadas dentárias e feridas causadas pelas mordidas. Essas feridas são a partir dos últimos três dentes de cada lado.
    Meu dentista examinou minha mordida que poderia estar invertida e constatou que estava tudo certo. Então ele extraiu meus dois sisos superiores que nasceram tortos em direção da bochecha.
    Mas não houve solução, então eu parti para o próximo passo.
    Fiz uma rinoplastia com meu otorrino para corrigir meu septo nasal que era muito torto, pois respirava somente por um lado do nariz, além de todos aqueles agravantes de apneia do sono, ronco, etc. Fiquei na esperança que depois da cirurgia as coisas pudessem melhorar, mas não. Ainda continuo a morder as bochechas.
    Resumo: não era mordida invertida, não era os sisos tortos, não tenho sinal de desgaste nos meus dentes para ser bruxismo, não era a respiração, ronco, apneia.
    O Sr. já leu algum artigo que relacionava a bichectomia com a mordida das bochechas? Será que a bichectomia poderia ser uma solução no meu caso?
    Meu rosto é pequeno mas tenho muita bochecha.
    Agradecida.

  • Bruno Alexandre

    fiz a cirurgia a 24 hrs esta inchado ainda mas com um ambiente com a temperatura de 21 graus percebi a diferenca onde ja comecou a desinchar e tambem colocando comprensas de gelo…
    na hr que fiz olhei no espelho e ja deu para ver o resultado mas em menos de um minuto ja começou a inchar…

  • RND Carolina

    Olá Dr.
    Fiz bichectomia a 3 dias . E estou sentindo muito líquido e inchaço em uma bochecha apenas . Ouço até o barulho dele . Não seria recomendado Punção nesse caso ?
    Também não consigo abrir a boca inteira , apenas bem pouco .
    Obrigada

    • Olá Carolina,
      O ideal é você consulta com o seu médico para saber se está tudo certinho. No início é comum ocorrer de um lado ficar mais inchado que o outro. Quanto a dificuldade para abrir a boca também pode ocorrer nos primeiros dias, quando isso ocorre recomendo compressas mornas. Mesmo assim, acho que é fundamental você consultar para ter certeza que está tudo bem!
      Abraço e boa recuperação

  • Ana Albigiante

    Bom dia,

    Tenho vontade de fazer a cirurgia, mas estou com receio da retirada das bolas de bichat realcem meu queixo que é grande.

    O que o Senhor tem a me dizer sobre isso?

    • Oi Ana,
      O ideal é avaliar o seu rosto de maneira completa para poder dizer exatamente o efeito que a cirurgia pode dar, mas como a bichectomia afina e alonga bastante o rosto pode causar a impressão visual do queixo ser realmente maior do que ele é. O ideal é você conversar bem com um cirurgião da sua confiança para realmente saber o que esperar.
      Um abraço,
      Gustavo Alvarez

  • mylla.machado@bol.com.br

    Boa tarde Dr. Alvarez, gostaria de saber se o senhor conhece algum cirurgião plastico especialista em faces no estado de são paulo.

  • Brenda Alice Félix

    Boa noite Dr. Gustavo,
    adorei o artigo mas tenho ainda uma dúvida, é possivel obter o resultado de uma bichectomia sem procedimento cirúrgico?

    • Olá Brenda, boa noite 🙂
      A maioria dos meus pacientes quando chegam para a primeira consulta já recorreram à diversas técnicas para reduzir as bochechas, entretanto sem nenhum resultado. Existem relatos de massagens, exercícios faciais para diminuir as bochechas, uso de maquiagem, dietas, etc, mas nenhuma delas jamais consegue o efeito de uma bichectomia.
      Resumindo: não ha como obter o mesmo resultado sem cirurgia!
      Abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez – cirurgião plástico

  • Soraya Monção

    Doutor, estou no rio de Janeiro! Podemos fazer uma avaliação via Skype?

    • Oi Soraya,
      Para fazer uma avaliação você pode entrar em contato pelo nosso telefone 51-3276.1177 ou whatsapp 51-99744.1011 que as meninas lhe explicam os detalhes!
      Um abraço,
      Gustavo Alvarez

  • Angello Ronald

    Boa noite doutor tudo bem? Pretendo fazer a cirurgia com o senhor no próximo ano. Obviamente irei marcar uma consulta antes para melhor esclarecimento. Porém uma dúvida que tenho é, é possível realizar a extração parcial das bolas? Porque não quero também ficar com um aspecto de doente. E se eu retira las na totalidade com o passar dos meses a diminuição seja continua. Enfim a dúvida é está. É possível a retirada parcial das bolas de gordura? Obrigado e no aguardo. Em tempo gostaria que se possível postasse fotos reais de seus pacientes que fizeram tal procedimento

    • Olá Angello, tudo certo?
      Na maioria das vezes, é feita a retirada parcial mantendo-se uma pequena porção da Bola de Bichat para se conseguir um resultado mais natural. Quanto a fotos de pacientes, a divulgação não é permitida por questões éticas, afim de se preservar a privacidade dos pacientes.
      Um abraço!
      Dr. Gustavo Alvarez

      • Angello Ronald

        Boa noite. Quero saber sobre os valores local onde a cirurgia é realizada. sou de São Paulo .

        Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.

        ——– Mensagem original ——–
        De: Disqus
        Data: 16/11/16 22:34 (GMT-03:00)
        Para: angellodomau@hotmail.com
        Assunto: Re: Comment on Bichectomia: absolutamente tudo que você precisa saber em 31 respostas simples!
        “Olá Angello, tudo certo? Na maioria das vezes, é feita a retirada parcial mantendo-se uma pequena porção da Bola de Bichat para se conseguir um resultado mais natural. Quanto a fotos de pacientes, a divulgação não é permitida por questões éticas, afim de se preservar a privacidade dos pacientes. Um abraço! Dr. Gustavo Alvarez”
        [Disqus] [http://a.disquscdn.com/1479240212/images/email/icon-gear.gif] Settings [http://a.disquscdn.com/uploads/users/22958/5094/avatar92.jpg?1478821420]

        A new comment was posted on http://www.gustavoalvarez.com.br

  • Bianca Coelho

    Olá doutor fiz a cirurgia a quatro dias e normal a boca não ter a abertura normal ? Isso é devido Aos pontos ? Enquanto tempo você acha que volta a abrir a boca normalmente ?

    • Oi Bianca,
      Esse efeito chama-se trismo e essa dificuldade de abrir a boca ocorrer por contração da musculatura da mastigação (masseter). Quando isso ocorre, o ideal é colocar algumas compressas mornas para relaxar a musculatura e/ou tomar relaxantes musculares.
      Espero que fique tudo certinho com você!
      Abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez

  • Jennifer Costa

    Boa tarde Doutor.
    Estou de gestação e gostaria de saber se é possível fazer o procedimento, caso não, tem um intervalo depois da amamentação pra fazer?
    Obrigada!

    • Oi Jennifer, durante a gestação é contra-indicado fazer a cirurgia. Após a gestação você pode realizar, entretanto terá que ter cuidados com a amamentação. Algumas pacientes guardam leite para as 24 horas que não podem amamentar após a cirurgia devido as medicações anestésicas.
      Um abraço

  • Taise Morais

    Bom dia dr,

    Fiz a cirurgia há três dias e percebo que entra líquido pela incisão toda vez que me alimento. Isso é normal?
    Depois consigo retirar o liquido que entrou fazendo drenagem com a própria língua.
    Minha cirurgiã disse que é normal porém estou preocupada.

    • Oi Taise, tudo certo?
      Fica bastante difícil eu lhe dizer se é normal ou não sem lhe avaliar pessoalmente. De qualquer maneira, o ideal é você vem com a sua médica o que ela acha.
      Depois conte como foi o.k.?
      Um abraço

  • Deivison Fonseca

    Bom dia Dr, fiz a cirurgia a 3 dias atras e ainda esta inchado e consigo sentir um pouco duro se aperto aminha bochecha é normal?

    • Tudo bem Deivison!? No início pode acontecer de ficar um pouco mais duro em função do inchaço. Isso costuma durar em torno de umas duas semanas e a partir de então deve começar a melhorar. Qualquer dúvida sempre recomendo você fazer uma revisão com o médico que fez a cirurgia!
      Um abraço e boa recuperação

  • Tainá Oliveira

    https://uploads.disquscdn.com/images/06909869bde0dd67a04b544952e406287821509ac5aa0384960a5853c9b3b199.jpg Oi dr Gustavo! Tentei fazer essa cirurgia, porém o médico quando abriu minha bochecha, disse que minha gordura era “dura e colada” aos músculos. Que não havia uma cápsula como os demais, aquela que “pula” pra fora e acabou não realizando o procedimento. Fiz o exame de ressonância antes e apresenta a bola de bichat. Sabe se isso existe de não ter a gordura encapsulada? Ainda posso fazer a cirurgia?

    • Oi Tainá, a bola de Bichat é um achado anatômico constante. As vezes, o que pode ocorrer é um quadro chamado de pseudo-herniação da bola de Bichat, no qual ela se apresenta deslocada, ficando realmente mais difícil de encontrá-la. De qualquer maneira, você tendo a ressonância e sabendo que a sua bola de Bichat não foi retirada, é possível sim fazer a bichectomia.
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez

  • Raquel Sartori

    Dr., tenho uma assimetria leve que eu acredito ser causada pela mastigação (mastigo mais de um lado). Mas notei que essa assimetria ficou um pouco pior após cirurgia de extração dos sisos (estavam inclusos). Existe a possibilidade de a cirurgiã ter tirado alguma porção da bola de bichat e por isso ter piorado a assimetria?
    Sei que deve haver uma avaliação física, mas o que eu gostaria de saber é se é possível (e se o sr. já viu algum caso) onde uma cirurgia de extração de siso incluso, com grande corte, possa afetar o volume das bochechas.

    Desde já muito obrigada!

    • Oi Raquel, tudo certo? O que pode ocorrer nos primeiros meses após a cirurgia é um inchaço um pouco maior do lado que o siso estava incluso. Durante a cirurgia do siso é possível identificar a bola de Bichat quando ela está um pouco deslocada, mas não é nada provável que ela tenha sido retirada. Acredito que seja mais por inchaço mesmo, mas o ideal é você consultar com a profissional que fez o procedimento para se certificar se está indo tudo bem.
      Um abraço

  • Babsie Baby

    Dr, fiz minha cirurgia há um mês e uma semana, e meu cirurgião é de outro estado e não consigo mais entrar em contato com ele. Queria muito sua ajuda, ainda persiste um inchaço próximo ao bigode chinês . Isso é normal ?

    • Olá, tudo certo? Fica impossível lhe dizer sem uma avaliação pessoal. De qualquer forma, nas primeiras semanas e meses é normal persistir um inchaço. Caso não melhore o ideal é você marcar uma consulta para avaliar.
      Um abraço

  • Camila Schmitt

    Dr. Boa noite. Fiz a retirada da bola de bichat ontem com um cirurgião dentista, de um lado saiu normal, do outro ele me informou que teve que tirar com o sugador, pois não “descia”. Isso é possível?? Medo de ficar com uma bochecha maior que a outra 🙁

    • Oi Camila,
      As vezes pode ser difícil identificar. O mais importante é que a retirada seja feita de maneira igual nos dois lados.
      Um abraço

    • Oi Camila,
      As vezes pode ser difícil identificar. O mais importante é que a retirada seja feita de maneira igual nos dois lados.
      Um abraço

  • Ana Paula Mafra

    Olá Dr. Gustavo!
    Ótimo artigo.
    Tenho uma dúvida: posso fazer essa cirurgia usando aparelho ortodôntico?
    Abraços!

    • Oi Ana Paula,
      O ideal seria você fazer uma avaliação para avaliar bem o quanto o aparelho contribui para o volume das suas bochechas. Se não for significativo e você tiver a bola de Bichat bem pronunciada é possível fazer a bichectomia usando aparelho ortodontico.
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez – cirurgião plástico

  • Ellyas Lisboa

    O melhor video com informacoes basicas e sinceras

    https://youtu.be/dKng4ekFZgU

  • Luciano Arantes

    queria saber se esta cirurgia desfaz o bigode chines que tanto odeio

    • Oi Luciano,

      A bichectomia pode ajudar a melhorar o bigode chinês. Nessas casos a bichectomia ajuda mas sempre deve ser associada com outros procedimentos para preenchimento do bigode chinês como ácido hialurônico ou gordura.

      Espero que tenha ajudado :).

      Um abraço,

      Dr. Gustavo Alvarez – cirurgião plástico

  • Ana Belo

    Olá, Dr. Gustavo, Boa noite!.

    Fiz a cirugia da bichectomia e durante a cirurgia quando foi pontuar o lado direto da buchecha a Médica deu uma pequena massagem para sair o ar e assim depois pontuou, mas no outro lado, o esquerdo, não foi feito esse mesmo procedimento. Não sei se é coincidência mas esse lado que não foi tirado o ar está mais inchado. Será que isso afetará o resultao? Ou causará algum dano?
    Desde já agradeço!

    Att Ana Belo

    • Oi Ana, tudo certo?
      Não é necessario esse tipo de “manobra” para retirar o ar pois a quantidade que entra e muito pequena e os tecidos do rosto acabam tirando naturalmente todo o ar residual. O pouco ar que fica, acaba sendo absorvido, não sendo motivo para causar qualquer tipo de assimetria.
      Espero que fique tudo bem com a sua bichectomia.
      Um abraço,
      Gustavo Alvarez

  • Carla Campedelli

    Dr. Gustavo, adorei seu artigo.
    Sou de SP e, infelizmente, não tenho como ir à Porto Alegre para realizar a cirurgia com o dr. Nesse sentido, há algum médico que o dr. recomendaria em meu Estado, que seja seu parceiro?
    Muito obrigada!

    • Oi Carla,
      Tenho planos de começar a atender por aí em breve, mas por enquanto não tenho nenhum parceiro para lhe indicar 🙁
      Um abraço

      • Carla Campedelli

        Entendi!
        Muito obrigada, de qualquer forma! 🙂

      • Larissa Cardoso

        Ola doutor, ja esta trabalhando aqui em sp? gostaria muito de realizar esse procedimento em dezembro desse ano ou comecinho do proximo. Caso nao este trabalhando aqui ainda, teria alguem para indicar?

  • Laís Brandão

    Boa tarde Dr.
    estou com a cirurgia marcada e estou com um pouco de receio.
    Gostaria de saber se realmente tem de ser tomado amoxicilina, nimesulid e aplicar duo decadron no pós operatório?

    • Olá Laís,
      Sempre deixo no pós-operatório de bichectomia um antibiótico, antinflamatório e, as vezes, um corticite. Não uso necessariamente esses mas também podem ser usados sem problemas. Espero que de tudo certo 🙂
      Um abraço

  • Dionis Wesley

    Boa noite Dr! Fiz a cirurgia há 5 dias e percebi que um lado está mais inchado que o outro. O que está me causando mais medo é a aparência dura, como se fosse um nódulo. Isso é normal? Há algo que eu possa fazer para diminuir esse aspecto? E sobre não conseguir mastigar bem ou abrir bem a boca? Há alguma indicação?

    • Oi Dionis, no inicio é muito comum ocorrer isso que você relata. Com o tempo vai diminuindo. Quando ocorre a dificuldade em abrir a boca (chamado tecnicamente de trismo) é indicado uso de compressas mornas para relaxar a musculatura. Um abraço

  • Sara DS

    O grupo Enova odonto esta com um projeto com preço bem em conta,penso em fazer.Mas estou com medo? Vc pode dizer se são bons?Se ja ouviu falar?

    • Oi Sara, nunca ouvi falar. A única coisa que lhe aconselho é não procurar apenas preço, pois, afinal de contas, o que está em jogo são a sua saúde e aparência do seu rosto!
      Desconfie sempre de preços muito baixos, pois geralmente há fatores importantes de segurança sendo negligenciados.
      Um abraço

  • Pâmela Teixeira

    O que fazer em caso de fibrose no local no pós- operário? Esse evento é comum e qual a causa?

    • Oi Pâmela, a fibrose da cicatriz pode ocorrer após qualquer cirurgia plástica. Fibrose após bichectomia não é muito comum de ocorrer. Para poder lhe dizer exatamente o que deve ser feito somente como uma avaliação presencial :(. Fica muito difícil falar sem examinar adequadamente. Um coisa que sempre ajuda são massagens locais. E em casos mais graves até mesmo uso de injeção de corticóides. O ideal é você consultar com o cirurgião plástico que fez a cirurgia e avaliar o que está acontecendo. Um abraço

      • Stephanie Lorena

        Olá Dr., eu fiz bichectomia, e estou com uma fibrose na bochecha esquerda. Um caroço duro e dolorido! Essa injeção de cotricoide é aplicado diretamente na fibrose? Já fui na profissional que me operou e me passou pra um fisioterapeuta. Já faz 10 meses que o procedimentor foi realizado, eu sentia dor pra abrir a boca e a profissional não me pediu nenum exame de imagem! Mesmo ela não pediu eu fui e fiz. E apareceu a fibrose. Depois acabei tomando dexametasona pra dor da articulação. E depois disso a dor ao abri a boca sumiu. Na semana que eu tomei, o caroço desinchou, mas logo voltou ao normal. Por isso estava pensando se existe alguma coisa que aplica na fibrose pra regredir.

  • Natalia

    Olá Doutor, fiz a bichectomia há 6 dias e assim como li em um comentário abaixo, um lado ficou certinho pois foi feita uma massagem e outro que não fez entrou uma bola de ar parece. Já no segundo dia quando eu sorria dava um relevo (não sei se exatamente de ar ou algum líquido) acima da bochecha e quando passo a mão pressionando o local, faz um barulho tipo de borbolhas. Tem alguma coisa correndo la dentro e é só de um lado. No início achei que fosse líquido ou até pus mas agora o barulho tem ficado mais parecido com barulho de ar. O resultado ainda não apareceu em nenhum dos lados. Estou com medo de ficar com a bochecha torta. Ou esse ar atrapalhar de alguma forma, porque foi muito ar nesse caso.

  • Caroline Medeiros

    Olá, quantos ml de gordura são ressecados em média?

  • Lusia Silva

    Doutor, sou do Rio é fiz minha bichectomia aqui há três dias. Meu inchaço é absurdo. Até a dentista ficou apavorada. Com um a hora após cirurgia meu rosto já estava enorme, deformado, e hj estou no terceiro dia e só aumenta e ainda apareceram rouxidões. Fiquei com muito medo de meu rosto ficar assim. Nas pesquisas que fiz não vi nada igual a esse inchaço. Tomo corticóides, antibióticos e antinflamatorios. Uso faixa compressor. Colo gelo várias vezes ao dia. Estou no terceiro dia, mas estou assustada. Impossível sair na rua. A dentista deixou comigo um laser red é infrared da Therapy DC mas não sei se devo usar. O senhor que tem muita experiência em bichectomia, tem alguma orientação a me passar? Agradeço imensamente. Se tiver como posso enviar foto pra ver o absurdo que está meu inchaço. Estou irreconhecível.

    • Olá Lusia,
      É sempre normal que haja um inchaço após a cirurgia. Entretanto, quando muito assimétrico ou excessivo as causas desse devem ser pesquisadas. Não é comum que dure muito mais que 48 horas após a cirurgia. É impossível eu poder lhe ajudar a distância pois fica muito difícil opinar sem lhe examinar. A orientação que lhe passo é que procures um cirurgião plástico com experiência em cirurgia plástica facial, tendo em vista que seu caso pode ser bastante delicado.
      Estimo melhoras para você.
      Um abraço
      P.S. Envie notícias de como foi resolvido.

      • Lusia Silva

        Doutor, muito obrigada por sua atenção. Vou seguir sua orientação. Hj o edema cedeu um pouco, estou no quinto dia. Darei notícias. Uma pena eu morar tão longe. Até breve! Ótima semana

  • Luciene

    O procedimento pode ser feita por um dentista?