prótese-de-silicone-nas-mamas
12 novembro 2014
12 novembro 2014,
 17

Será que ainda é necessário trocar a prótese de silicone nas mamas após 10 anos?

Entre todas as perguntas mais ouvidas sobre prótese de silicone, durante as consultas como cirurgião plástico em Porto Alegre, a sobre a futura necessidade de trocar a prótese de silicone nas mamas está sempre entre as principais.

A grande maioria das pacientes tem em mente que a troca da prótese de silicone será necessária em 10 anos.

Trocar as próteses de silicone nas mamas é verdade? Ou é um mito?

Escrevi esse post para esclarecer de uma vez por todas essa sua dúvida sobre prótese de silicone nas mamas. Após ler esse texto você vai entender se há realmente necessidade de trocar as próteses e, caso isso venha  ocorrer, quais são os motivos.

Espero que após ler esse texto você seja uma expert em responder a famosa pergunta:

  • TEREI QUE TROCAR MINHAS PRÓTESES DE SILICONE?

Vamos então aos fatos:

      • As primeiras próteses de mama, que começaram a ser usadas na década de 80, eram de superfície lisa e com silicone liquido. Isso levava a um grau maior de complicações e distorções da prótese. Foi quando nasceu o conceito de que as próteses deveriam ser trocadas após um período determinado. Felizmente, os modelos e tipos de prótese evoluíram e não há mais número mágicos a respeito de quando você deverá trocar sua prótese.
    • Assista meu último vídeo sobre prótese de silicone.

      • A principal causa para você precisar trocar as  próteses é a contratura capsular. Cápsula é o nome dado a cicatriz interna que se forma ao redor da prótese, essa cicatriz tende a se contrair com o passar do tempo o que pode levar a alterações na forma das mamas ou dor. As próteses mais modernas possuem superfícies texturizada que diminuem muito a ocorrência desse fenômeno. Além disso, há evidências que a colocação de prótese com a técnica de “dual plane” ou submuscular diminuí a contratura. Tudo isso não excluí a possibilidade de você ter que trocar a sua prótese de silicone no futuro, mas diminuem muito essa possibilidade.

Confira aqui esse vídeo sobre prótese de silicone Dual Plane.

 

  • A ruptura da prótese também era causa comum de troca. As próteses atualmente estão mais resistentes e o tipo de silicone usado (em forma de gel coesivo) diminuí a chance de você ter uma ruptura da prótese. Caso a ruptura ocorra. algumas vezes ela nem é percebida pois o silicone é bem mais consistente. Caso seja identificada uma ruptura da prótese (por traumas, etc) você terá que trocar.
  • É comum atender pacientes que têm seus implantes de silicone há mais de 10 anos e não apresentam nenhum tipo de alteração nas mamas. Isso decorre principalmente das características de cada paciente e da escolha do tipo de prótese de silicone ideal para o seu caso.
  •  Uma outra causa de troca de prótese de mama é quando a paciente deseja aumentar ainda mais as mamas, apresenta gestações nas quais amamenta, ou sofre ptose (queda) da mama devido à fragilidade genética da pele. Essas condições não tornam obrigatória a troca, mas mesmo assim acho importante cita-lás.
  • Muitos fabricantes prometem garantia vitalícia da prótese, por isso é importante que quando você escolher o seu cirurgião plástico  você tenha confiança que ele vai lhe indicar o melhor implante possível e com um tamanho adequado. Se informe sobre quais condições estão cobertas pelo fabricante. De qualquer maneira, é importante que você saiba que “ter garantia” não quer dizer que você nunca deverá trocar a sua prótese. Isso vai depender das suas características individuais.

 

Guia gratuito prótese de silicone

BAIXAR GRATUITAMENTE

 

Resumindo: para que você entenda bem o recado e tenha na ponta da língua a resposta para uma pergunta tão complexa, da próxima vez que você se perguntar se terá que trocar a prótese de silicone nas mamas a resposta é:

“Provalmente terei de trocar minhas próteses algum dia, no entanto, esse período não é exato, podendo levar muitos anos (ou talvez nunca precise trocar). Apesar do cirurgião plástico não conseguir controlar a resposta do meu organismo à prótese, os implantes evoluíram muito e a necessidade de troca tem sido cada vez menor em função disso”

Espero que você tenha conseguido entender mais sobre um tema tão complexo.

VOCÊ GOSTARIA DE TER ALGUMA PERGUNTA SOBRE PRÓTESE DE SILICONE RESPONDIDA PESSOALMENTE? DEIXE SUA PERGUNTA ABAIXO.

baixar-guia-gratuito-prótese-de-silicone

17 responses on “Prótese de silicone nas mamas. Será preciso trocar as minhas?

  1. Natally disse:

    Olá gostaria de marcar uma avaliação
    (11) 958066755

  2. Tayara cristina dos Santos disse:

    Colocando a prótese de silicone, depois posso engravidar e amamentar normalmente?…tem algum risco?

    • Dr. Gustavo Alvarez (CRM 30477/RQE 24396) disse:

      Olá Tayara,
      Na grande maioria dos casos a colocação de prótese de silicone nas mamas não prejudica a amamentação. Mesmo assim, sempre recomendo um período de 6 meses no mínimo entre a colocação do implante mamário e uma gravidez. Os riscos da cirurgia devem sempre ser discutidos e conversados com um cirurgião plástico da sua confiança.
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez (cirurgião plástico)

  3. […] afirmação que será preciso trocar a prótese de mama em 10 anos já não é verdadeira. Os materiais evoluíram e várias mulheres tem resultados muito […]

  4. […] necessidade de trocar a prótese de silicone no futuro é uma preocupação constante das pacientes no consultório do cirurgião […]

  5. Mara disse:

    Olá, gostaria de saber se as próteses fabricadas atualmente precisam ser trocadas, seria ótimo se pudéssemos fazer a cirurgia de implantes de prótese de silicone e não precisássemos trocá-las, há alguma prótese assim?

    • Dr. Gustavo Alvarez (CRM 30477/RQE 24396) disse:

      Olá Mara,
      As próteses atuais não precisam ser trocadas obrigatoriamente. Antigamente dizia-se que num prazo de 10 anos havia necessidade de trocar a prótese de silicone. Isso ocorria em função das próteses serem lisas o que aumentava muito o grau de contratura da cicatriz ao redor da prótese.
      As próteses de silicone modernas tem a superfície texturizada e com gel coesivo o que diminui muito a necessidade de troca, não sendo obrigatório fazer a troca da prótese de silicone obrigatória. Para a alegria das mulheres evoluímos muito nessa questão!!
      Obrigado pelo comentário e continue participando blog deixando sua opinião!
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez – cirurgião plástico

      • Samara Gomes disse:

        Olá,Tudo bem ? Tenho 18 anos e tenho muita vontade de colocar silicone nos seios, pois não tenho nem um pouquinho e pela minha genética já sei que não vou ter, gostaria de saber se nessa idade já posso colocar e também se quando for trocar a prótese teria que pagar o mesmo valor que paguei para colocá-la.
        Aguardo sua resposta, obrigada!

        • Dr. Gustavo Alvarez (CRM 30477/RQE 24396) disse:

          Olá Samara,
          Não existe uma idade mínima ideal para colocação de prótese de silicone nas mamas.
          O mais importante é que os seios estejam completamente desenvolvidos. Isso geralmente ocorre após os 16 anos, ou seja, a partir dessa idade já é possível colocar silicone havendo consentimento dos pais.
          No caso de uma futura necessidade de troca das próteses de silicone geralmente é cobrado um valor semelhante a da primeira colocação. Quando a necessidade de troca se da por problemas com o implante, o que felizmente é raro, as empresas oferecem um garantia e não costumam cobrar pelas próteses.
          Fico a sua disposição caso tenha mais alguma dúvida.
          Um abraço,
          Cirurgião plástico Dr. Gustavo Alvarez

  6. renata disse:

    Tenho protese a nove anos e meios seios estao caidos. Gostaria de saber se é possivel fazer cirurgia para levantar sem trocar as proteses?

    • Dr. Gustavo Alvarez (CRM 30477/RQE 24396) disse:

      Olá Renata,
      É possível sim, entretanto não é uma conduta muito comum – e sim de excessão. Para poder apenas levantar as mamas é fundamental que as suas próteses estejam íntegras (sem ruptura), que não haja contratura capsular em nenhum grau (endurecimento da cicatriz em volta da prótese) e que as próteses de silicone não estejam caídas.
      Como na maioria das vezes ocorre queda também da prótese acaba sendo necessário fazer um reposicionamento dos implantes, sendo mais indicado trocar as próteses por implantes novos.
      Para saber mais sobre a cirurgia para levantar as mamas (mastopexia) de uma lida nesse artigo: https://www.gustavoalvarez.com.br/cirurgia-plastica-para-levantar-os-seios/
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez

  7. Veronica disse:

    Tenho próteses de silicone a 13 anos e estou satisfeita com elas, mas assustada com o prazo máximo de 10 anos, penso na possibilidade de trocar por próteses definitivas. Qual seria a mais indicada?!

    • Oi Veronica, tudo bem?
      Não existe uma regra fixa de que as próteses devam ser trocadas em 10 anos. O importante é você fazer uma avaliação através de um exame físico e exames de imagem (ecografia e/ou ressonância magnética para as mamas) para saber se realmente há necessidade de trocar a prótese de silicone. Caso o cirurgião plástico confirme a necessidade de troca existem várias próteses de silicone disponíveis que são seguras. A indicação da melhor para os seu caso deve ser definida junto com um profissional da sua confiança.
      Escrevi um artigo super completo sobre prótese de silicone para ajudar. De uma lida aqui: https://www.gustavoalvarez.com.br/protese-de-silicone 🙂
      Um abraço,
      Dr. Gustavo Alvarez

  8. Juliane Pinna disse:

    Boa tarde, tem 8 anos que coloquei a prótese de silicone da marca mentor, e agora estou com uma contratura no lado direito e o medico me propôs a troca da prótese só de um lado, o que eu achei estranho até porque ele vai trocar para outra marca, minha duvida é isso é comum? Fazer a troca somente de um lado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *