Andressa Urach e a tragédia com os implantes de hidrogel – perspectivas

Que lições tirar da tragédia ocorrida com a apresentadora Andressa Urach

Você já deve ter ouvido falar da tragédia ocorrida recentemente com a apresentadora Andressa Urach. O fato deve servir de alerta para quem está buscando realizar uma cirurgia plástica, ou qualquer outro procedimento estético, com segurança. Em frente a casos como esses, devemos sempre nos questionar sobre o que vem sendo realizado em prol da estética e quais os limites de segurança de certos procedimentos – como no caso, os implantes de hidrogel.

Casos como o da apresentadora, que está internada em estado grave na UTI e teve que fazer diversas cirurgias para a retirada dos implantes de hidrogel, infelizmente, não são incomuns na prática da cirurgia plástica.

Toda hora nos deparamos na mídia com casos de celebridades que tem seus corpos e rostos completamente modificados por procedimentos estéticos e cirurgias plásticas, você deve ter ouvido falar sobre 0 que aconteceu com o rosto da Renée Zellweger, que foi o último caso noticiado. O que ocorre com as celebridades, e é tão amplamente divulgado pela mídia, infelizmente é visto diariamente no consultório do cirurgião plástico.

Muitas substâncias não têm comprovação científica para uso em procedimentos estéticos…

O uso de substâncias ou implantes definitivos sempre ocorreu na cirurgia reparadora nas mais diversas especialidades médicas. No entanto, muitas das substâncias que têm sido utilizadas para “aprimoramentos estéticos” carecem de segurança e comprovação científica da sua compatibilidade com o organismo.

É surpreendente que, mesmo após todos os relatos negativos (amplamente divulgados em congressos de cirurgia plástica e na mídia), alguns médicos ainda seguem fazendo uso desses produtos colocando em risco a saúde dos seus pacientes.

O uso tão abusivo, iatrogênico e imprudente dessas substâncias só pode ser explicado pela completa falta de atualização na área cirurgia plástica estética  (tendo vista que há uma série de opções mais seguras), ou por ímpetos comercialistas. Qualquer que seja a motivação, é realmente lamentável que se cometam os excessos frequentemente observados na mídia e na prática clínica.

Que cuidados os pacientes devem ter para aumentar a segurança na cirurgia plástica?

Para quem está procurando como escolher o seu cirurgião plástico, aconselho sempre seguir alguns passos que detalhei no guia “Como escolher o seu cirurgião plástico” – baixe o guia aqui. O importante é que você sempre se certifique da qualificação e da seriedade do seu cirurgião.

Quando ouvir as palavras preenchimentos ou implantes definitivos (como PMMA, polimetilmetacrilato, silicone em gel, hidrogel, etc), abra o olho e desconfie.

Pense primeiro na sua segurança e deixe a estética para depois.

 

[call_to_action text=”GUIA GRATUITO ABDOMINOPLASTIA E LIPOASPIRAÇÃO” btn_title=”BAIXAR GRATUITAMENTE” btn_link=”http://www.gustavoalvarez.com.br/guia-gratuito-abdominoplastia-e-lipoaspiracao”]

 

Apesar de o fato ocorrido com a apresentadora Andressa Urach poder ser discutido sob diversos aspectos, escrevi esse post para alertar todos pacientes que procuram procedimentos estéticos e cirurgias plásticas. Infelizmente, somente quando ocorrem algumas tragédias, é que aquilo que pregamos em nossa clínica de cirurgia plástica todos os dias – a segurança do paciente – passa a ter mais sentido.

Após anos participando de congressos da especialidade, posso afirmar que nunca vi trabalhos sérios atestando a segurança de substâncias como polimetilmetacrilato (PMMA) ou hidrogel – apresentando complicações sempre há vários! Se fossem realmente bons, seriam, sem dúvida, amplamente discutidos sob esse aspecto.

A mensagem que fica é: pesquise, informe-se, e acima de tudo, mantenha sempre a sua segurança em primeiro lugar. Na hora de escolher um cirurgião plástico tenha certeza que está procurando um profissional sério e capacitado para lhe atender.

E você que lições consegue tirar dessa tragédia? Deixe seus comentários…
abdominoplastia-lipoescultura-guia-gratuito-e-book

Baixar guia gratuito

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *