Cirurgia plástica das mamas após gravidez

A cirurgia plástica das mamas após gravidez é muito procurada devido as alterações que ocorrem nos seios após a gestação e amamentação.

Durante a gestação e amamentação ocorrem um série de alterações nas mamas, sendo que a principal delas é o aumento expressivo das mamas para a produção de leite.

Mas…

Passada a gestação e o período de amamentação ocorre uma regressão de toda estrutura glandular da mama causando alterações que, muitas vezes, são causa de desconforto para muitas mulheres, como flacidez de pele, diminuição grande do volume, “queda” dos seios, etc.

Nesse momento…

Entra o papel da cirurgia plástica das mamas após gravidez…

A atrofia mamária pós-gestacional (nome técnico dado as alterações das mamas após a gravidez) é causa comum de queixas por parte das mulheres. Felizmente, existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para resolver o problema que vão desde a colocação de uma prótese de silicone até um cirurgia plástica para levantar os seios (mastopexia).

Confira aqui as principais dúvidas das mulheres que procuram fazer cirurgia plástica das mamas após a gravidez…

1. Quanto tempo após a gravidez e amamentação posso fazer uma cirurgia nos seios?

O tempo mínimo para o corpo da mulher voltar ao normal após a gestação é de 6 meses. A cirurgia plástica das mamas pode ser feita após 3 meses o término do período de amamentação, quando os seios já estiverem com as características definitivas após a amamentação.

2. Meus seios diminuíram de tamanho após a amamentação. O que fazer?

Essa é queixa mais comum no consultório do cirurgião plástico. Durante a gravidez e amamentação os seios incham bastante e assim que a amamentação é cessada começam a diminuir de tamanho – a chamada atrofia mamária pós-gestacional.

Os dois principais aspectos que desagradam as pacientes são:

  • muitas gostariam de ter o tamanho anterior das mamas – as mamas podem ficar ainda menores do que previamente a gestação
  • sempre ocorre um grau de flacidez de pele nas mamas

Para as mulheres que tiveram uma mudança muito grande nos seios a melhor opção é a colocação de uma prótese de silicone.

Os implantes de silicone conseguem preencher o volume mamário perdido e, em casos que há pouca flacidez de pele e queda das mamas, melhorar esse aspecto.

CONFIRA AS PERGUNTAS MAIS COMUNS SOBRE COLOCAÇÃO DE PRÓTESE DE SILICONE

3. Minhas mamas ficaram muito flácidas após a gravidez. Como podemos melhorar?

Para pacientes que ficaram com as mamas muito flácidas e caídas (ptose mamária) a simples colocação de uma prótese de silicone não vai resolver o problema, podendo até mesmo piorar a situação.

Para pacientes com muito excesso de pele e queda dos seios a melhor opção é fazer uma cirurgia plástica para levantar os seios (mastopexia) retirando o excesso de pele.

Essa cirurgia plástica pode ser feita com ou sem a colocação de um implante mamário de silicone.

Esse vídeo mastopexia ou cirurgia para levantar as mamas explica a cirurgia com detalhes…

4. É obrigatório colocar uma prótese de silicone ou é possível somente retirar o excesso de pele?

A colocação de silicone não é obrigatória na cirurgia plástica das mamas após gravidez.

O fato que ocorre é que, na maioria das vezes, as mamas diminuem muito de tamanho tornando difícil tecnicamente se conseguir um formato adequado sem uso de próteses. Entretanto, para as pacientes que mantiveram um tecido mamário adequado após a gravidez é possível apenas fazer a cirurgia plástica para levantar os seios (mastopexia).

5. Quais vantagens de colocar um implante de silicone e levantar a mama?

A principal vantagens da colocação de uma prótese de silicone é que os resultados são mantidos por mais tempo. Como há na maioria das mulheres, um diminuição importante das mamas após a gravidez a prótese acaba sendo um ótimo recurso para recuperar as mamas.

6. Como saber se no meu caso posso somente colocar um prótese de silicone ou terá que ser retirada pele junto (mastopexia)?

A única maneira de saber a melhor opção com o seu caso é através de uma consulta de avaliação com um cirurgião plástico especialista.

Durante essa avaliação o cirurgião irá examinar as características dos seus seios (qualidade e flacidez de pele, grau de queda (ptose) mamária, quantidade de tecido mamário, etc) podendo assim indicar aquela técnica que mai se adapta as suas necessidades.

BAIXE AQUI UM GUIA GRATUITO “10 PASSOS PARA ESCOLHER UM CIRURGIÃO PLÁSTICO COM SEGURANÇA”

7. Quanto tempo após a cirurgia plástica das mamas após gravidez posso engravidar novamente?

É recomendado um período mínimo de seis meses após a cirurgia para um nova gestação.

É importante lembrar que os resultados da cirurgia podem ser perdidos na ocorrência de uma nova gestação.

Com isso em mente, sempre recomendo as minhas pacientes que tomem a decisão de fazer uma cirurgia plástica nas mamas somente quando não pretenderem ter mais filhos.

Obviamente que para as pacientes que estão muito incomodas com baixa auto estima e insegurança a cirurgia pode ser feita sem problemas. O importante é uma conversa franca e sincera como o cirurgião plástico.

Confira aqui esse vídeo sobre prótese de silicone Dual Plane.

7. Poderei amamentar novamente após a cirurgia dos seios?

A simples colocação de prótese de silicone não costuma causar problemas para amamentar. Entretanto, a cirurgia plástica de levantamento das mamas e retirada de pele (mastopexia) pode comprometer um futuro aleitamento materno.

Mais uma vez, é fundamental um conversa franca como o cirurgião plástico.

Baixe aqui um guia gratuito “Qual a prótese de silicone ideal para você?”

Qual pergunta sobre cirurgia plástica das mamas após gravidez você gostaria de ter respondida pessoalmente? Deixe sua pergunta nos campos abaixo que será um prazer lhe ajudar!  

baixar-guia-gratuito-prótese-de-silicone

Uma resposta

  1. Ola meu peito não vaza leite, mas eu apertar ele sai uma gota, fazem 4 meses que parei de amamramam posso colocco prótese de silicone?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *